05/05/2011

Estudantes protagonizam manifestação pró-greve em Imperatriz

Revoltados com o descaso do governo com a educação, em greve há quase 70 dias,os estudantes de duas grandes escolas de Imperatriz explodiram numa issurreição estudantil digna dos velhos tempos em que a juventude estudantil assumiu o papel de vanguarda nas transformações sociais desse país.

A estudandata seguiu arrastando colegas de outras escolas, se juntaram aos professores na sede do Simproesemma, e seguiram rumo às escolas Amaral Raposo, Santa Rita de Cásssia e Nascimento de Moraes.

Juventude, alegria, ousadia e esperança tomaram conta do centro de Imperatriz com palavras de ordem do tipo: ré-surgiu o movimento estudantil!!; estudantes na rua,a greve continua!! Professores guerreiros, a culpa é do governo!!

PRÓXIMOS PASSOS

Ficou agendada para esta segunda-feira, 7 horas, na frente da escola Graça Aranhaum um novo ato que promete ter número triplicado,os professores formaram comissões de mobilizações e visitas às escolas que funcionam irregurlamente, os estudantes se mobilizarão via redes sociais,este e outros blogs que cobrem a greve,twitter, facebooks e orkuts.


AEROPORTO E RODOVIÁRIA


Professores e alunos planejam interditar o aeroporto de Imperatriz e recepcionar Roseana Sarney na inauguração da nova Rodoviária, construída por Jackson Lago, prevista para a próxima semana.




6 comentários:

  1. Anônimo19:42

    Boa noite Carlos! Mais uma vez obrigada pelas informações que vc nos proporciona a todo instante.
    Estamos na torcida pela reunião de amanhã (São Luís). foi muito boa a manifestação dos alunos hoje pela manhã, com o apoio do sindicato e de alguns professores. Precisamos divulgar o movimento de segunda-feira com a paticipação do máximo de pessoas(alunos, pais, familiares principalmente os colegas).Até breve companheiro!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo20:01

    Essa manifestação foi uma verdadeira aula de cidadania.
    Parabéns alunos e continuem na luta!
    Prof. carla

    ResponderExcluir
  3. Anônimo21:16

    Agora estamos mais fortes com a participação dos alunos. Obrigada pela brilhante manisfestação dos alunos do Graça Aranha, Amaral Raposo e a todos os que participaram deste ato de cidadania.
    Prof Janice

    ResponderExcluir
  4. Dário Jorge21:43

    Olha só aí...Estreito fazendo "Escola" parabens alunos de Imperatriz

    ResponderExcluir
  5. Parabéns aos alunos, estou sabendo que os alunos do CE Raimundo Soares devem está se juntando aos outros nesta segunda, espero que sim, já era tempo dessa turma se manifestar, eles serão os mais prejudicados, não por culpa dos professores, mas pela intransigência desse governo sem compromisso com a educação..

    ResponderExcluir
  6. Profª Rosyjane11:30

    ESTUDANTES DE IMPERATRIZ: CIDADÃO DE DIREITOS E DEVERES
    Os Alunos do Centro de Ensino Graça Aranha deram o maior exemplo de CIDADANIA que o povo de Imperatriz poderia ter. Estes CONSCIENTES ALUNOS, diferente do que o Governo e a Mídia procura fazer todos os dias, provou para a sociedade, que os professores nunca foram os seus INIMIGOS nesse processo de GREVE, mas sim, o GOVERNO ROSEANA SARNEY. Inconformados, Indignados, e com forte sentimento de REVOLTA pelos rumos que a educação tem tido nesses dois meses de greve e de como seus professores estão sendo tratados, deixaram hoje, dia 05 de junho, as salas de aulas da escola GRAÇA ARANHA e buscando novas adesões em outras escolas, fizeram suas manifestações pelas ruas de Imperatriz, colocando que a CULPA É DA ROSEANA SARNEY, (gritos dos alunos) e que não irão aceitar, segundo os estudantes, a troca de seus professores.
    Segundo Milton Santos (1997), ser cidadão é ser aquele indivíduo que tem a capacidade de entender o mundo, a sua situação no mundo e de compreender os seus direitos para poder reivindicá-los. Os alunos através de manifestações como a que foi feita no dia de hoje, demonstra claramente sua visão holística de mundo e de sociedade, visão essa, fruto de um duro trabalho de muitos educadores, porém muito ainda precisa ser feito nos laboratórios da sala de aula.
    O governo na tentativa de fazer a maior REVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO está implantando a EDUCAÇÃO MODULAR, ou seja, os alunos assistirão em um mesmo dia da semana 5 aulas de português, em outro, 5 aulas de matemática, e assim, sucessivamente com todas as demais disciplinas.
    Nesse cenário, o governo intransigente e pouco preocupado da Roseana Sarney, assim como, de 90% da bancada de Deputados Estaduais, provam para a categoria dos Educadores, e para toda a sociedade, que EDUCAÇÃO NUNCA FOI E NUNCA SERÁ PRIORIDADE NESSE ESTADO, ENQUANTO, ELES ESTIVEREM REPRESENTANDO O POVO DO MARANHÃO.
    Enquanto, o Brasil discute melhorias na educação brasileira, procurando alcançar melhores índices, o ESTADO DO MARANHÃO, procura fazer com que seus índices permaneçam sendo sempre os piores do país.
    É com esse sentimento de INDIGNAÇÃO, mas acima de tudo de CONSCIÊNCIA POLÍTICA, que nós educadores devemos trabalhar nas salas de aulas, buscando esclarecer, procurando todos os dias relembrar o que é o ESTADO DO MARANHÃO EM TERMOS DE REPRESENTAÇÃO POLÍTICA, assim, teremos a oportunidade de um dia provar para os ATUAIS POLÍTICOS E consequentemente os FUTUROS, que a EDUCAÇÃO DEVE SER VISTA SIM COM RESPEITO, o que infelizmente nunca ocorreu neste estado.
    Para tanto, os primeiros sinais de que os TEMPOS são outros, estão ocorrendo neste exato momento da História do Maranhão, pois as MANIFESTAÇÕES POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE através da GREVE DE PROFESSORES e ADESÃO DE CENTENAS DE ALUNOS em várias cidades do Maranhão é prova suficiente de que estão ocorrendo mudanças significativas em nossa sociedade, e nesse panorama é necessário que a sociedade acompanhe a contento esses processos de TRANSFORMAÇÃO DE MENTALIDADES.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!