16/05/2011

Diretora do Graça Aranha afronta todos os poderes do Estado.

A diretora do Centro de Ensino Graça Aranha, professora Marizete Coelho Leite mostra ter um poder para além do imaginado, superando todas as hierarquias do governo maranhense. Hoje pela manhã, um dia após o acordo do sindicato com o governo determinando a volta de todos os grevistas às suas escolas de origem, a diretora simplesmente se negou a aceitar que os educadores ministrassem suas aulas.


Segundo o professor Nonato, que esteve na escola, no alto de uma arrogância só comparável aos patrões ou governantes, a diretora disse: "podem voltar, meus professores quem escolhe sou eu" . O dirigente sindical aproveitou então para perguntar: Professora, e quem escolheu a senhora? desnorteada com a pergunta Marizete teria dito que até precisa de professsores mas pra outras funções como trabalhar em: biblioteca, sala de vídeo, laboratórios, etc.


A diretora numa atitude infeliz de arrogância e prepotência só esqueceu da frase de seu chefe imediato Agostinho Noleto que disse na TV: "Os melhores professores são os grevistas". Se é assim, como desviar os melhores de sua função natural diretora?


Mais do que isso, a professora desobedece a todos os seus superiores, o gestor regional de educação, a Secretária de Educação do Estado e a própria governadora Roseana. É poder demais moçao! Uma pena que sua miopia a tenha feito passar pelo tamanho vexame de ter que engolir os trabalhadores que acertaram sua volta com quem realmente manda.


Poderia ter feito com sua colega diretora da escola Edison Lobão, professora Graça, que recebeu a todos e todas educadoras com boa receptividade e bom senso. Que sirva de lição para que aprenda a respeitar os educadores.

Estatuto aprovado, eleição pra diretor@ vem aí. Quero só ver a humildade aparecer.

9 comentários:

  1. Anônimo19:11

    professor, foi muito bom ter estado nesta briga com alguém feito vc, parabéns pelo profissional que é, pela forma como se porta, pela coerência entre o que diz e faz, verdadeiramente é professor, pois ensina mesmo fora da sala de aula, desejo tudo de bom, que Deus lhe possa recompensar por tanto empenho em manter-nos informados, Graça e Paz de Jesus pra vc e familia...,prof. AURENY, JOÃO LISBOA

    ResponderExcluir
  2. Profª Celina21:46

    Sim, Carlos... também fomos bem recebidos no Nascimento de Moraes, pelo diretor Jacó. Os professores das demais escolas da mesma forma... Se os outros diretores acataram a decisão, porque no Graça Aranha tem que ser diferente? Será que a recusa é em relação a todos os professores ou só em relação àqueles que a direção menos quer na escola? Que o sindicato acompanhe e faça valer o que ficou acordado.

    ResponderExcluir
  3. É a diretora agiu como costume dos ditadores, agora prepotência maior demonstra os militares do "Colégio Militar Tiradentes" ainda Jonas Ribeiro, que disse não estar subordinado a Secretária Olga Simões da Educação e sim ao Comando da Polícia Militar e que os professores que voltaram hoje para assumir seus postos procurassem o gestor regional para resolver seus problemas num total gesto de zombaria quanto à cópia do oficio apresentado no ato da apresentação na escola.Ou seja, os subordinados de Roseana se quer a respeitam e aseus aceclas, secretários e gestor regional.

    ResponderExcluir
  4. Carmelita22:31

    A diretora está com saudades da ditadura militar,assim como o gestor regional Agostinho Noleto, que na reunião com o Promotor público disse que os professores da Escola Militar é um caso a parte, nos chamou de bagunceiros e indisciplinados além de outros adjetivos depreciativos numa postura extremamente transloucada, só vista tamanha falta de coerência do vice-diretor da referida escola quando nos apresentamos hoje para trabalharmos, disse que não estava subordinado à Secretaria de Educação do Estado e sim ao comando da polícia militar e que por isso estava admirado de estarmos lá, que deveríamos procurar o gestor regional para resolver a nossa situação, mesmo porque na escola só está faltando um professor e lá não é nosso lugar. A professora que está substituindo uma de história é contratada. Abraços e a luta continua

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:45

    É uma pena que tenhamos ainda nos dias de hje pessoas que ajam como se a coisa pública fosse sua. A diretora em questão ´pode até escolher particularmente seus professores( inclusive ela está precisando contratar um professor de ética, cidadania e direito público) . Já o Estado não escolhe professores, mas os seleciona em forma de concurso público. Os professores em questão não são professores da diretora, mas professores de todos os alunos e alunas da Escola Graça Aranha.

    Quero ressaltar aqui que nem todos os diretores agiram dessa forma arrogante e equivocada. A diretora do C. E. Raimundo Soares da Cunha, a Sra. Neide, recebeu bem os professores, com frases de boas vindas. Assim como tambem fomos bem recebidos pelos professores que por algum motivo já tinham voltado ao trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Prof. Janice13:00

    Carlos depois desses longos 75 dias temos muito o que comemorar, claro que não podemos descuidar; afinal estamos em estado de greve até que o governo cumpra o acordo. Porém ficou registrado nossa força, mostramos quem somos e certamente somos respeitados pela sociedade. Por tudo isso e muito mais é que temos que comemorar. Parabéns a todos os bravos professores que lutaram até o fim. Parabéns ao sindicato pela forma como se posicionou durante todo o movimento. Aos alunos que destemidamente nos apoiaram, enfim parabéns a todos que contribuiram para que essa greve tivesse êxito.
    Foi muito bom participar dessa luta e chegar inteira ao final, apesar de tantas pressões. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Se o CE Jonas Ribeiro vulgo "Colégio Militar" não é subordinado a SEDUC, então os professores de lá deveriam ser todos remanejados, se o colégio não faz parte da categoria Educação e sim da Instituição Militar. Sejamos coerentes e o Comando Geral da PM deveria nomear policiais para assumirem as vagas dos professores que fazem parte do quadro de funcionários da educação nesse Estado..O que ainda vamos ver, ouvir e sentir com tantos desmandos nas gestões com pessoas tão arrogantes...?

    ResponderExcluir
  8. Ao chegar ao CAIC sempre fomos bem recebidos pela Profª Sônia,que sempre cumpriu com seu papel,mas nunca coagiu e sem oprimiu nenhum professor.
    Parabenizar a todos os professores do CAIC e a direção pela batalha em construir uma escola melhor.
    Pena que a subordinação leve a ações tão sem sentido,seria bom que a autonomia da Diretora do Graça Aranha em escolher seu quadro de professores servisse também para tomar decisões sem precisar consultar seu "mestre" "neonazista" como citou Conceição Amorim.

    ResponderExcluir
  9. Rosilene Silva Vale-MG16:36

    'Os melhores professores são os grevista." Acrescento ainda mais...quem educa luta..
    QUEM LUTA EDUCA...
    Esse é um dos muitos dizeres que usamos aqui na nossa luta em MINAS GERAIS.
    Um abraço aos professores Maranhenses que não se intimidam diante das dificuldades...tão comuns às nossas aqui em Minas.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!