31/05/2011

CPT DIZ QUE 42 CAMPONESES AMEAÇADOS DE MORTE FORAM ASSASSINADOS

Do blog do Itevaldo

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) informou que, entre 2000 e 2011, 42 camponeses que foram ameaçados de morte vieram a ser assassinados. Uma das mortes foi de João Araújo Guajajara, morto em 2005, no município de Grajaú.

Na década passada, agricultores receberam 1.855 ameaças de morte ao todo. Do total, 207 foram ameaçados duas ou mais vezes. Destes, 42 foram mortos e outros 30 sofreram tentativas de assassinato. Só no Pará ocorreram dezesseis mortes, o campeão em violência no campo. Em segundo aparece o Mato Grosso, com oito mortes.

A lista deste ano, divulgada em abril, aponta que 125 pessoas, entre ambientalistas, camponeses e lideranças sindicais do campo sofreram ameaças de morte em 2010. Os Estados do Pará e do Amazonas são os campeões de ameaças, com 30 registros cada. O Maranhão vem na sequência, com 37 ocorrências de ameaças.






Comentário do Blog: Os mesmos mandantes destes assassinatos promovem grandes shows de rodeios em parques de exposições pelo Brasil a dentro com festas para um povo alheio à realidade do campo, gente tratada por eles como parte de sua boiada, nada mais que curral eleitoral.

Os assassinos estão organizados em seus sindicatos patronais, são empresários, patrocinam campanhas do executivo e legislativo em todos os níveis da política brasileira, calam a boca da imprensa que desvia a atenção do povo exaltando cada gesto do presidente norteamericano ou mesmo mostrando os modelitos de chapéis usados no casamento do príncipe inglês. Enquanto isso milicias armadas no campo matam cidadãos e cidadãs que lutam por uma humanidade mais justa.



Mas como diria a cantor popular Zé Vicente: Esse é o nosso país! essa é a nossa bandeira! e é por amor a esta pátria Brasil, que agente segue em fileira!! Ou se poderia cantar: Indignação... indigna...Nação!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!