14/05/2011

Beco do Lambau: ponto de encontro dos cultivadores da arte e da cultura

O Beco apresenta hoje a dupla do cancioneiro MPB Rony e Luan

Domingos Cezar

Um dos mais aguerridos artistas da terra, Carlos Augusto Viana, o Lambau, 50, tem uma vida dedicada às artes em todas as suas manifestações. Nesta cidade já fez de tudo um muito: carnavalesco, ator, músico percussionista, um caçador de talentos, promovendo novos artistas que aqui se despontam.

Lambau viveu de perto com todos os momentos da cultura. Nos velhos tempos de criação da Associação Artística de Imperatriz (Assarti), dos antigos festivais, entre o mais famoso, o Faber (Festival Aberto da Estância do Recreio), e sobrevive nos momentos em que a cultura está em baixa.

Para o artista, Imperatriz viveu nas décadas de 80 e 90 o grande apogeu na arte, principalmente na música, com o surgimento de intérpretes e autores como Zeca Tocantins, Neném Bragança, Erasmo Dibeal, Carlinhos Veloz, Clauber Martins, os irmãos Luis Carlos Dias e Chiquinho França, entre tantos.

Também na arte cênica houve uma recuada, ora superada com o surgimento atual de alguns grupos de teatro que estão atraindo como nunca a presença do público ao Teatro Ferreira Gullar. Na música, assim como na literatura, muito tem se produzido na visão de Lambau.

Ele só lamenta que Imperatriz, a exemplo de outras regiões do Brasil, foi invadida por cantores e grupos musicais que produzem música de péssimo gosto, mas que, mesmo assim, tornou-se preferida do grande público, “talvez pela falta de uma convivência com pessoas de bom gosto musical”, afirma o artista.

Na tentativa de manter viva o que ele considera a verdadeira cultura em termos de música, ele promove constantemente no Beco do Lambau – exíguo ao Teatro Ferreira Gullar – encontros musicais com as pessoas que gostam e apreciam a música popular brasileira.

Neste sábado, por exemplo, Lambau está trazendo ao palco do Beco a dupla Rony e Luan, que ele garante saber tudo de samba, bossa nova, jovem guarda, entre outros ritmos que marcaram época. Cachaça das mais diversas e uma cerveja gelada aguardam os apreciadores de uma música de bom gosto.


Fonte: O progresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!