16/05/2011

Assembleia geral dos professores do Maranhão.

Realizada na manhã deste domingo, 15, no Convento das Mercês em São Luís a assembleia geral dos professores da rede estadual de ensino. Na ocasião discutiu-se pela suspensão temporária ou continuação da greve com base na análise da proposta reelaborada pelo governo.

Com auditório superlotado a mesa composta por representantes do SINPROESEMMA abriu espaço para defesa das propostas, entre os que usaram a palavra para defender a suspensão temporária e a manutenção do estado de (alerta) greve, estiveram os professores de Imperatriz Raimundo Nonato e Carlos Hermes.

No momento da votação houve um princípio de tumulto que impossibilitou o processo, ficando definido que as 18 regionais do Estado terão autonomia por definir sobre suspensão temporária e manutenção do estado(alerta) de greve ou continuidade do movimento.

Segundo o presidente do Simproesemma Júlio Pinheiro 14 regionais já havia decidido pela suspensão do movimento e na terça-feira se oficializaria a posição geral. Em Imperatriz o sindicato já deliberou pela suspensão e nesta terça-feira todos os grevistas retornarão à sala de aula na escola de origem como determina o acordo entre governo e sindicato.

No próximo post trarei as imagens e outras informações.

8 comentários:

  1. Anônimo11:13

    Isso mesmo, é com responsabilidade que os dirigentes sindicais devem tratar desse tema. Afinal, foram vcs que levaram a categoria a parar, agora tem que tirar a categoria dessa sem prejuízos para a mesma!!!

    Parabéns!

    Antôno Carlos Beredo - Profº Imperatriz

    ResponderExcluir
  2. Carlos,
    Se pretende divulgar informações sobre o movimento grevista é preciso fazê-lo com mais responsabilidade. Que vc discorde da maioria que ali estava é direito seu,daí escrever que não houve votação... É no mínimo um desrespeito à soberania da Assembleia. Aconteceu a votação e o que vc chama de tumulto são os gritos de greve dos que lá estavam.
    Alem disso, "ficando definido que as 18 regionais do Estado"...de onde partiu essa definição? pq na assembleia de ontem nã foi. OU estamos aqui diante de um fato decidido a portas fechadas?

    ResponderExcluir
  3. Profª Aldeni17:52

    Acho que foi uma decisão sábia...

    ResponderExcluir
  4. Olá Jacqueline, as decisões partiram das regionais sim, talvez pelo fato do grupo que gritava "GREVE, GREVE" de fato não tem conhecimento das assembleias regionais, ou será por que de fato não estavam de greve? Ninguém melhor do que nós de Imperatriz para dizer que fizemos uma greve séria, até porque estávamos de fato de greve, não íamos para a greve somente no nosso turno livre, no turno de trabalho também continuávamos na greve, que não foi essa informação que colhemos ao ir até São Luís, outros momentos já fizemos paralizações enquanto vocês se negaram a nos acompanhar.. E aí quem fala a verdade? Por que fazem tanta questão de brigar com a própria categoria? Nossa luta é contra o Governo, não contra nossos colegas de trabalho. A luta de vocês é contra quem?

    ResponderExcluir
  5. Companheira Jacqueline, ninguém mais do que eu teve responsabilidade com essa greve, sempre divulguei os fatos aqui e nunca fui agredido dessa forma.

    Quanto aos gritos de greve, houve sim, mas o tumulto também houve e se deu por conta do processo de votação que não ocorreu a contento e você sabe disso.

    Quanto à decisão da assembleia, pelo que vi foi uma decisão da diretoria diante da impossibilidade de seguir o processo mais amplo.

    O certo é que vocês não são o Maranhão, e pelo visto não conhecem e nem reconhecem a realidade das regionais, sim conhecessem entenderiam porque defendemos a suspensão.

    Volto a dizer, discordância tática não nos torna inimigos. Acompanhei sua luta e você acompanhou a nossa, ambos foram dignas de respeito.

    ResponderExcluir
  6. Profª Celina22:01

    Houve uma tentativa de votação sim, mas ao perceber que não venceriam, aqueles que defendiam a continuidade da greve, tentaram tomar os crachas dos que queriam a suspensão da greve... a partir daí foi só tumulto mesmo e como 14 das 19 regionais já haviam sinalizado com a suspensão, mais 4 decidiram tbm. A realidade vista é que apenas 5% da regional de São Luis queria grevar mais uma semana. Diante dessa realidade que poder esses 5% tem de querer decidir pelo Estado? O Estado não é só São Luis... A decisão foi a mais viável para o momento!

    ResponderExcluir
  7. Eu, profª Rosyjane fiquei envergonhada de tamanho absurdo que presenciei na Assembléia Geral dos Professores em São Luís. Na verdade considero uma FALTA DE RESPEITO com o direito de expressão, de opinião e de decisão, já que, vários colegas professores de São Luís não aceitaram a decisão de uma classe que estava presente na Assembléia pra representar uma decisão COLETIVA das diversas regionais espalhadas pelo Maranhão. Os professores radicais que desejavam a CONTINUIDADE da greve usaram de argumentos nada convincentes para fazer com que os colegas mudassem de opinião, não convencendo, usaram da gritaria e inclusive da falta de respeito para intimidar os companheiros das mais diferentes regionais.
    Foram muitas as falas usadas por esse DITOS PROFESSORES usando termos como o POVO DO INTERIOR , para fazer menção aos profissionais da educação que estavam presentes, e que para estarem naquela Assembléia tiveram que se deslocar de suas cidades, viajando muitos deles a noite inteira para então participarem da votação na Assembléia Geral.
    Para tanto, essa situação ridícula serviu para entendermos porque o movimento grevista de São Luís já não convencia as demais regionais, pois os professores DISPUTAM PODERES, ou seja, não há uma motivação coletiva para a luta, mas motivações de grupos isolados, e esse fato, é um tanto inaceitável quando o que se está em questão é a valorização da carreira do educador, assim como melhores condições de trabalho e outros.
    Quero deixar claro, que os PROFESSORES, que usaram do tumulto para dificultar e inclusive impedir a votação, já que no momento da votação esses partiram para cima dos professores que estavam votando pela PARALIZAÇÃO e tomaram seus crachás para que os mesmos NÃO FOSSEM CONTABILIZADOS, É UM TANTO VERGONHOSO E IMORAL. Porém, é importante ressaltar que a votação foi ENCERRADA devido O TUMULTO, pois os professores assustados com tamanha baixaria e que não concordavam com a situação se retiraram da ASSEMBLÉIA ficando apenas os que provocaram tão DESAGRADAVEL TUMULTO. É nesse contexto que a Prof Jacqueline diz ter havido eleição..... profª contabilizar votos quando a VOTAÇÃO JÁ HAVIA SIDO CANCELADA PELO PRESIDENTE DO SINDICATO, NÃO É VOTAÇÃO, é sim, continuísmo da BADERNA.
    Agora o que irá PREVALECER É O RESULTADO TOMADO PELAS REGIONAIS, EM QUE DAS 19 REGIONAIS DO MARANHÃO 18 JÁ PARALIZARAM.
    Contudo, quero dizer que esses professores não representam a classe como um todo em São Luís, pois dos vários colegas presentes, ouvimos que a Greve já não existia , ou seja, que menos de 95% permanecia em greve, e disseram ainda que a maioria daqueles que estavam EXIGINDO a continuidade da greve eram professores que ministravam aula em um horário e no outro passavam de forma rápida no acampamento.....ISSO, CAROS COLEGAS NÃO É GREVE, POIS OS PROFESSORES DE IMPERATRIZ E REGIÃO QUE FICARAM FORA DA SALA DE AULA, FICARAM ATÉ O DIA DE SUAS ASSEMBLÉIAS QUE ACONTECERAM EM SUA MAIORIA NA SEXTA OU SÁBADO APÓS ANALIZAR A PROPOSTA DO GOVERNO.
    Outro fato importante e que merece ser destacado é que agora entendemos porque os PROFESSORES nunca conseguiram mobilizar estudantes para o movimento na capital, diferente do que aconteceu com o POVO DO INTERIOR...ou seja, com os BRAVOS E GUERREIROS EDUCADORES DO MARANHÃO, que para fechar BR não precisaram trazer professores de outros municípios como fizeram SÃO LUÍS, os nossos 4000 mil estudantes que foram às ruas e interditaram a BR fizeram por uma decisão deles de se UNIREM AOS SEUS NOBRES PROFESSORES, isso demonstra como a CATEGORIA É FORTE EM IMPERATRIZ, assim, como em ESTREÍTO e outros municípios da região.

    ResponderExcluir
  8. Infelismente não pude ir com voces meus colegas de luta à assembleia em nossa capital, mas estou a par de tudo que lá aconteceu, inclusive da falta de respeito dos que se dizem ser professores daquela cidade.Mas muito me orgulho da postura de voces meus companheiros, professores do interior.Nós sabemos como nos comportarmos em uma assembleia, ao contrário deles que moram na capital. E quero deixar aqui meus parabéns a todos voces que lá estiveram e fizeram bonito. PARABÉNS professores do interior. A luta continua. Abraços. Profª Jôsy Aires.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!