04/04/2011

Inspeção constata irregularidades no Hospital Municipal de Imperatriz-MA


Foto: Reprodução (Bonitinho por fora, ordinário por dentro)



Equipamentos estão abandonados no HMI, afirma MPMA



Com o objetivo de averiguar a situação da oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais públicos do município de Imperatriz (localizado a 617km da capital), representantes do Ministério Público do Maranhão, Ministério Público Federal e Conselho Municipal de Saúde realizaram, na segunda-feira, 28, uma visita técnica em dois hospitais: Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão), do Município, e Hospital Regional de Imperatriz, do Estado.


A vistoria teve a finalidade específica de verificar as providências tomadas e os avanços obtidos, após o plano estratégico de ação firmado pelo Município, Estado e União, com o objetivo de superar a grave crise do setor, veiculada na imprensa nacional, no primeiro semestre do ano passado.

O Ministério Público do Maranhão e demais órgãos constataram que apesar de ter anunciado sistematicamente o aumento de 10 novos leitos de UTI adulto e 10 leitos de UTI pediátricos no Hospital Municipal de Imperatriz, a administração municipal até o momento conseguiu ofertar apenas sete novos leitos de UTI pediátricos.

Também foi detectado que o Município comprou equipamentos novos para a instalação de mais leitos no Socorrão. No entanto, os aparelhos encontram-se em desuso e abandonados na ala destinada ao serviço, sem previsão de ativação por parte da administração local, embora muitos pacientes continuam a aguardar, no momento, leitos de UTI em Imperatriz.

Para adquirir os equipamentos, o Município decretou “estado de emergência”, em abril de 2010. Portanto, os aparelhos foram comprados, com dispensa de licitação, com recursos federais.

Quanto ao Hospital Regional de Imperatriz, sob gestão do Estado, a inspeção constatou considerável avanço, a exemplo do aumento de 26 novos leitos de UTI neonatal.

Fonte: Coordenação de Comunicação - MPMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!