17/03/2011

Ministro diz que é "dever" esclarecer atos da ditadura

Cardozo defende Comissão da Verdade e se opõe à posição de comando militar
Seis mulheres vítimas de perseguição recebem homenagem; duas delas foram companheiras de prisão da presidente

DE BRASÍLIA

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo rebateu ontem as críticas do comando do Exército à criação da Comissão da Verdade.
Cardozo afirmou que a comissão é um "dever do Estado brasileiro" e a comparou à Comissão da Anistia.

"A Comissão da Verdade, que se discute hoje no Congresso Nacional, é um dever do Estado brasileiro também. O direito ao esclarecimento de fatos é um compromisso histórico, democrático, que tem que estar respaldado na lei", afirmou ontem em cerimônia de homenagem a mulheres perseguidas durante a ditadura militar (1964-1985).
Cardozo reagiu à posição do Comando do Exército, sem citá-lo, que enviou documento ao Ministério da Defesa em setembro criticando a Comissão da Verdade.
O texto alega que "o argumento de reconstrução da história parece tão somente pretender abrir feridas na amálgama nacional".

Os militares alegaram ainda que "é improvável chegar-se realmente à verdade dos fatos" com a comissão.
"A sociedade brasileira hoje quer a verdade. Se alguém é contra, que se expresse", disse o ministro.

HOMENAGEM
A pasta homenageou ontem seis mulheres que foram perseguidas durante a ditadura militar -entre elas, ex-companheiras de prisão da presidente Dilma Rousseff.
Durante a repressão, Dilma foi uma das dirigentes da VAR-Palmares e ficou presa de fevereiro de 1970 até o final de 1972.
"Eu compartilhei [com a presidente Dilma] uma cela no presídio Tiradentes, e o mesmo beliche, ela embaixo e eu em cima", lembrou Sônia Hipólito, militante da UNE (União Nacional dos Estudantes) durante a ditadura. (FLÁVIA FOREQUE)

Blog: São atos e posições como estas que fazem do governo Dilma, ainda, um espaço de disputa política ideológica, são posturas assim que mantêm viva a esperança da esquerda e dos setores progressistas desse país.

Parabéns ao Ministro da Justiça Eduardo Cardoso, com quem tive o prazer, acompanhado de outros companheiros, de tomar café alí no Pão da Vovó, ao lado do Frei Epifânio. Cardoso, umas das reservas políticas do PT nacional, veio a Imperatriz participar da campanha do companheiro Jomar Fernandes a prefeito em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!