Nessas idas e vindas à histórica e belíssima Carolina tive o prazer de conhecer, liderando o movimento grevista, o professor José Ésio, geógrafo formado pelo CEUB(Centro de Ensino Unificado de Brasília e especialista em Desenvolvimento Regional e Urbano pela UFT de Araguaína-TO. Até aí tudo normal pra um educador.
Um cara simples, educador consciente, um líder entre os professores. O que me surpreendeu foi descobrir que por trás daquela simplicidade se escondia uma história riquíssima de um ex-craque do futebol brasileiro.
Ésio começou a jogar profissionalmente no Brasiliense no Distrito Federal tendo passado ainda pelo Uberlândia-GO, Rio Branco-ES, Apucana-PR e pelo grande Paraná Clube. Ao todo o meia atacante carolinense atuou por 14 clubes brasileiros em que disputou três Campeonatos Brasileiros da série A e quatro Copas do Brasil. Entre os títulos conquistados estão cinco estaduais em Brasília pelo Gama, um campeonato estadual pelo Paraná e o título maior de campeão brasileiro da série B pelo Gama em 1998.
No auge da carreira, no penúltimo jogo do campeonato brasileiro de 98 contra a Desportiva-ES Ésio quebra uma das pernas e fica de fora do último jogo contra o Londrina em cima de quem o Gama se consagraria campeão brasileiro da série B.
Ao lado do craque Edmundo em jogo pela Copa do Brasil
Atuando pelo Paraná Clube.Clique nas fotos abaixo para aumentar.
Gama: time campeão da série B em 1998
Matéria que o trata como um ídolo em Brasília.
Sendo orientado pelo técnico Levír Culpi
Gama: time campeão da série B em 1998
Matéria que o trata como um ídolo em Brasília.
Sendo orientado pelo técnico Levír Culpi
Parabéns Carlos pela reportagem.Realmente além de um grande professor, Esio é tb um excelente jogador. Pena q não teve a oportunidade de cedo enveredar pelos caminhos do futebol profissional, msm assim ainda foi destaque. Como sua fã incondicional e conhecedora de sua habilidade nesse esporte desde cedo (qdo se destacava nas peladas e nos jogos do Nacional), tive o prazer de vê-lo jogando em São Luís (Gama X MotoClub).
ResponderExcluirFantástica reportagem!!!
ResponderExcluirJá tens o faro do bom jornalista!!!
Fraterno abraço do,
Borduna de Babaçu Bolchevique
PCdoB: UMA LUTA DE TODOS NÓS.
ResponderExcluirO SOCIALISMO COMO UTOPIA COTIDIANA...
Fruto das lutas dos trabalhadores nasceu empunhando a bandeira do socialismo a qual soube irmanar com as jornadas pelos direitos do povo e pelo desenvolvimento soberano e democrático do Brasil. Este conteúdo de sua trajetória é o que explica sua longevidade e seu contínuo rejuvenescimento. É o que o faz um partido jovem sendo o mais antigo. Ao encaminhar-se para seus 90 anos é uma legenda que se expande. Alarga sua presença nas várias esferas da luta política, social e de idéias. Valoriza suas relações com a intelectualidade progressista, com o mundo da ciência e da cultura. O Partido tem um vínculo histórico com as aspirações progressistas e revolucionárias dos estudantes e da juventude, cujas lutas e bandeiras da União da Juventude Socialista (UJS) têm sido um canal de expressão. De igual modo, valoriza, com palavras e prática, a luta emancipacionista das mulheres.
Para levar adiante este grande projeto transformador, movimenta-se para que sua essência revolucionária seja continuadamente reafirmada e avivada. Longo e difícil foi o caminho que percorreu até aqui. Enfrentou governos retrógrados e ditaduras que infestaram o período republicano. Toda vez que a democracia foi golpeada ele – com ela compromissado – foi o primeiro a ser atingido. Num país gigante de riquezas sempre cobiçado e saqueado pelas grandes potências, a defesa que realiza da soberania nacional atraiu o ódio dos entreguistas e do imperialismo. É um Partido que se forjou, portanto, combatendo ditaduras e defendendo a democracia e a liberdade!
Hoje, o PCdoB bate-se por uma reforma política que amplie a democracia, ao mesmo tempo em que luta pela democratização da mídia. Enfrenta a renitência da direita que insiste em tentar criminalizar os movimentos sociais.
No Maranhão ganhamos dimensão de poder real, pois o povo ainda sente atravessado na garganta o criminoso e violento resultado eleitoral de 2010. Mais, o conjunto oposicionista liderados por Flavio Dino, continuam se articulando pra libertar o estado desses laços de dependência feudal e oligarquizante.
Escrever a história, resgatar a memória de seu acervo de realizações e lições, de sua galeria de heróis de homens e mulheres que deram sua vida pela causa do Brasil, da democracia e do socialismo, inspiram as gerações contemporâneas a seguir avante. Alimentam-nas de ânimo e entusiasmo para edificarem um partido forte, influente, massivo com bases militantes, capaz de forjar a aliança necessária e liderar as lutas para o triunfo de seu Programa Socialista.
Prof. Adonilson Lima
Dirigente Estadual PCdoB
Essa é a nossa gente, nosso maior tesouro. Parabéns por divulgar esta bela história, exemplo de garra e superação.
ResponderExcluirValeu amigo Borduna
ResponderExcluirAbraço Fernando, vindo de alguém que valoriza tanto esse resgate histórico de nossos valores...
ResponderExcluirGILSON CHAVES(GOIANIA,GO)
ResponderExcluireste e meu professor do 3ano do ensino medio no CEMLAM, um cara de visao.professor de primeira . parabens pela homenagem