A última Lista Suja do Trabalho Escravo, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, divulgada no dia 5 de janeiro deste ano, coloca o Maranhão como o estado com o segundo maior índice de número de empregados submetidos a trabalho análogo à condição de escravo, e o campeão em exportação de trabalhadores resgatados em outras unidades da federação, principalmente no estado vizinho Pará.
Frente a essa situação de extrema violação dos direitos humanos o CDVDHA tem travado um luta constante e denunciado o trabalho escravo na região, que destrói a vida de milhares de trabalhadores rurais no Maranhão.
A atuação corajosa e determinada dos trabalhadores e trabalhadoras, bem como dos militantes em denunciar os seus algozes, deu ao CDVDHA reconhecimento nacionalmente, mas também auferiu inimigos poderosos como fazendeiros e políticos alinhados ao coronelismo escravocrata, os quais têm ameaçado sistematicamente de morte ativistas do CDVDHA.
Frente as nefastas ameaças aos companheiros militantes do Centro de Defesa dos Diretos Humanos e da Vida de Açailândia, as diversas entidades abaixo relacionadas vêm expressar publicamente solidariedade aos companheiros defensores dos direitos humanos, dentre eles Antonio Filho, o advogado Nonato Masson e o membro do setor de comunicação do MST Reynaldo Costa, ambos organizadores do Atlas do Trabalho Escravo no Maranhão.
Assim, na tentativa de expressar nosso posicionamento destacamos a partir desta moção que:
§ Repudiamos qualquer tentativa por parte do Governo do Maranhão em escamotear esta situação, quer seja pelo fato de estarem envolvidos políticos e magistrados ligados às esferas de poder político e econômico, quer seja pela falta de estrutura adequada para averiguar e dar proteção aos trabalhadores e defensores dos direitos humanos.
§ Repudiamos as propriedades que estão ilegalmente dentro da Reserva do Gurupi, que comentem duplo crime ao permanecerem em uma área de preservação ambiental e ainda manter trabalhadores (as) em situação degradante e às vezes ceifando suas vidas de forma hedionda.
§ Apoiamos integralmente os companheiros do CDVDH que vêm sendo ameaçados de morte, bem como todos os trabalhadores (as) que têm denunciado e corajosamente resistido ao poder da violência no Maranhão.
Assinam:
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO TRABALHOR RURAL - CENTRU
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU - MIQCB
MOVIMENTO DE CURSILHOS
ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES DE MATERIAL RECILCÁVEL DE IMPERATRIZ
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE APOIO AS COMUNIDADES DE BASE
ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE IMPERATRIZ - ASSARI
FABIO MACHADO - DEFENSOR PÚBLICO DO ESTADO
FÓRUM MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DE IMPERATRIZ
CENTRO DE ESTUDOS BIBLICOS - CEBI
FÓRUM PERNAMENTE DE CULTURA DE IMPERATRIZ
PSOL MARANHÃO
CIMI MARANHÃO
COORDENAÇÃO E ARTICULAÇÃO DOS POVOS INDIGENAS DO MARANHÃO -COAPIMA
PARTIDO DOS TRABALHADORES - DIRETÓRIO MUNICIPAL DE IMPERATRIZ
Associação de Multiplicadoras de Cidadania Flor de Lótus de Nova Friburgo – RJ
As Loucas de Pedra Lilás/Recife/PE
CFMEA
IMAIS - Instituto Mulheres pela Atenção à Saúde e aos Direitos Sexuais e Reprodutivos
ARTICULAÇÃO DE MULHERES BRASILEIRAS – AMB
Associação Santo Dias e o Coletivo Feminista Santo Dias - João Pessoa/PB
GRUPO DE MULHERES NEGRAS MALUNGA
Redeh
Articulação de Mulheres Brasileiras/RJ - AMB-RIO
FORUM POPULAR DE MULHERES DO PARANÁ
Fórum de Mulheres do DF
Maria Gavião
Contato: (99) 9174-0508
Agente de Desenvolvimento Local Brasil Local
Carlos depois de muito brigar com meu Pc, consegui postar as fotos. http://rosanabarros.blogspot.com/2011/02/roseana-inaugura-obra-na-uema-itz.html
ResponderExcluirAbraços