02/02/2011

Expedito Barroso: um ótimo nome para prefeito de Imperatriz

Diretor do Cesi-Uema reeleito com 76% dos votos, o professor Mestre em Ciências Biológicas Expedito Barroso é sem dúvidas uma liderança que cresce a cada dia na cidade de Imperatriz. Figura insólita, dono de um forte carisma, Expedito tem uma visão política progressista, um forte envolvimento com os movimentos sociais e ambientalistas da cidade, características que o que o tornaria o diferencial numa eventual disputa.

Com o ano eleitoral se aproximando seu nome passa a despontar nas discussões informais do Partido dos Trabalhadores como possível pré-candidato a prefeito em 2012 com apoio de grande parte de suas lideranças já dão sinais de aprovação da ideia. Particularmente vejo como pontos que pesam em favor de Expedito:


1. A Uema é um pólo irradiador de conhecimento, formador de formadores de opinião, portanto centro de discussão sociopolítica de Imperatriz. De modo que como dirigente dessa importante instituição Expedito se relaciona e dialoga bem com os mais diversos setores da sociedade.


2. Internamente Barroso tem trâmite em todas as correntes do Partido dos Trabalhadores, seria portanto um nome para unir o partido em torno de um projeto para a cidade, recebendo o apoio de suas principais lideranças e de uma aguerrida militância de quase mil filiados;


3. No governo Jomar Fernandes comandou a Secretário de Obras, a pasta que mais marcou a gestão petista, nessa função se relacionou por quatro anos, com diversas lideranças comunitárias em todos os bairros da cidade, o que faz dele um nome conhecido de toda comunidade e não apenas no meio acadêmico;


4. Expedito tem bom trâmite no meio político, sobretudo entre as siglas que formam o campo Democrático e Popular, o que facilitaria um bom diálogo com partidos como PC do B, PSB, PCB e o próprio PDT;


5. Representaria o novo e a esperança numa eleição cansada que terá o desgastado prefeito Madeira, agarrado na saia de Roseana, e o preferido da oligarquia Ildon Marques que coleciona motivos jurídicos e políticos para a cidade não o querer mais;


6. Expedito poderia ser o líder de uma frente de partidos de oposição com apoio do ex-candidato a governador Flávio Dino e de seu conterrâneo, o filho de Pedreiras, Jackson Lago.


As condições conjunturais estão dadas, o difícil agora é convencê-lo a tal missão. Expedito é devoto do academicismo uemiano. Hoje tem sua vida totalmente dedicada a isso. Está dito.

9 comentários:

  1. Anônimo11:15

    Ótimo nome, representaria a "renovação" do PT municipal, reforçando a idéia da existência de um partido polarizado com ideais antagônicos. PT PT e PT SARNEY. Além do mais, é um nome novo, sem desgaste político, sem rejeição e com um leque de qualidades reforçadas pela ótima gestão que vem fazendo à frente do CESI/UEMA.

    Vilmar Dantas Nóbrega

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:47

    Outro nome bom de pessoa digna e competente.

    Devo dizer que o conheço desde 1992e que não é ladrão do erário público.

    Outrossim devemos também lembrar de Jomar,Terezinha, Adriana...

    Logicamente apreciados pelo partido e formando um forte arco de aliança com os demais partidos de esquerda.

    Um fraterno abraço ao dileto companheiro de sonhos e crenças.

    "Faz escuro mas eu canto, embora tarde a colheita de luz"

    prof.Magno Urbano

    ResponderExcluir
  3. Luís Carlos21:33

    É um nome bom e do bem. É uma candidatura que faz a diferença.

    ResponderExcluir
  4. Companheiro prof Magno, Jomar Terezinha seriam os primeiros nomes nessa discussão, até pelo peso eleitoral,mas não se dispõe, acham que é hora de dar um tempo pra cuidar de questões de ordem pessoal e famíliar que a política nem sempre os permitiu fazer.

    Claro que continuarão na linha de frente de qualquer decisão que o PT tomar.Quanto a outros nomes, sem dúvidas o PT tem vários e bons outros citei o Expedito como um deles e talvez o que tenha melhores condições no momento.

    abraço e obrigado

    ResponderExcluir
  5. Expedito é um Guerreiro da Luz, merece nosso apoio, consideração e respeito. Nome novo, nome nobre.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Kassio19:12

    Porque voce não fala a verdade? Jomar não pode ser candidato porque é ficha suja, com varios processos na justiça referente ao seu mandato de Prefeito em Imperatriz no periodo de 2001/2004.
    Seria mais nobre de voce dizer a verdade do que ficar mentindo em seu blog sobre a verdadeira situação de seu lider politico Jomar Fernandes

    ResponderExcluir
  7. Caro Cássio, apesar de sua agressidade aceitei seu comentário por que se identificou, ou pelo menos é o que parece. Não sou mentiroso e nem preciso disso amigo, Jomar não tem nenhuma condenação judicial, tem pendências jurídicas sim, por que foi prefeito e tem advérsários poderosos, mas processo fundamentado que o incrimine.

    Garanto a você que alguém que enfrentou o grupo Sarney como ele fez e faz, se tivesse rabo preso já estaria preso.

    De qualquer forma, estamos prontos para o debate.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo14:46

    Jomar não tem nenhuma condenação judicial.

    Não roubou. Não prejudicou pessoas.Com a mesma roupa que entrou na prefeitura, saiu.

    prof.Magno Urbano

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente!
    a liderança de Expetido é incontestável e Ele encontra-se preparado para promover as transformações que nosso município precisa, a exemplo do que fez no CESI-UEMA, com uma gestão, aberta, participativa e diferenciada que é uma das marcas do Movimento Autonomia e Luta.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!