27/01/2011

UFMA de Imperatriz forma primeira turma de Jornalismo

Dedicação e coragem caracterizam o processo
de solidificação do curso na região tocantina

Lúcia Pacheco, Alda Queiroz, Carlos Henrique Brandão, Jordana Fonseca, Pollyana Carneiro e William Castro. Estes são os nomes dos seis primeiros acadêmicos do Curso de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo, da UFMA em Imperatriz, que colaram grau. A cerimônia aconteceu no dia 20 de fevereiro, na I Igreja Batista de Imperatriz. O evento foi presidido pelo Reitor Natalino Salgado Filho e contou com a presença do Pró-Reitor de Ensino, Aldir Araújo Carvalho Filho, e da assessora de Interiorização, Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira.

Para o jornalista Adalberto Franklin, escolhido como paraninfo pelo curso de Jornalismo, “a profissão tem uma grande importância como atividade que leva à sociedade a interpretação dos fatos, dos acontecimentos e da realidade. A qualificação deste setor é fundamental para que a cidade se compreenda melhor e nós possamos compreender a realidade em que vivemos”.

Fundado em novembro de 2006, o curso de Jornalismo do Campus de Imperatriz tem sua origem nas audiências públicas realizadas na cidade em 2006, quando organizações da sociedade civil encaminharam à Universidade solicitações e demandas de novos cursos

Para Alda Queiroz, estar entre os seis formandos do curso de Jornalismo da primeira turma da UFMA, em Imperatriz, permite olhar pra trás, pensar no presente e projetar um futuro.

(Ascom – UFMA Núcleo Imperatriz)
Comentário do Blog
Acho justo complementar a nota da assessoria de comunicação da UFMA, relembrando o papel da então deputada federal Terezinha Fernandes como decisivo na origens dos novos cursos.
Afinal, ainda em 2003 o seu mandato iniciou a discussão realizando diversos seminários com a sociedade civil organizada, com profissionais da comunicação local, definindo os cursos prioritários. Na época participei dos seminários, realizados no auditório da UFMA, representando o DCE da UEMA do qual estava coordenador.
A conquista é prioritariamente da sociedade civil organizada, porém, Terezinha foi a voz institucional que solicitou ao MEC a instalação dos novos cursos e do novo Campus.
Parabéns aos novos comunidores.

Um comentário:

  1. E é por isto que o nome da primeira turma de Jornalismo da UFMA de Imperatriz se chama: "Turma Terezinha Fernandes".
    ;)

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!