25/12/2010

Coca Cola popularizou Papel Noel Ocidental

No final do século XIX, Papai Noel já era capa de revistas, livros e jornais, aparecendo em propagandas do mundo todo. Cartões de Natal o retrataram vestido de vermelho, talvez para acentuar o “espírito de natal”. A partir daí o personagem Papai Noel foi adquirindo várias nuances até que em 1931 a The Coca-Cola Company, contrata um artista e transforma Papai Noel numa figura totalmente humana e universalizada. Sua imagem foi definitivamente adotada como o principal símbolo do Natal.

A imagem do Noel continuou evoluindo com o passar dos anos e muitos países contribuíram para sua aparência atual. O trenó e as renas acredita-se que sejam originárias da Escandinávia. Outros países de clima frio adicionaram as peles e modificaram sua vestimenta e atribuíram seu endereço como sendo o Pólo Norte. A imagem da chaminé por onde o Papai Noel escorrega para deixar os presentes vieram da Holanda.
O indivíduo que nasce no ocidente, desde cedo passa necessariamente por um processo de endoculturação, de modo que o seu inconsciente já reproduz os valores estabelecidos na sociedade do consumo. Rousseau tinha razão, indubitavelmente o homem é corrompido pela tal civilização, talvez por isso a imagem de Papel Noel, com suas cores vermelha e branca, já nos remete ao símbolo maior do capitalismo mundial, a corrosiva Coca Cola.

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