14/11/2010

Centro de Cultura Negro Cosme realizará Semana da Consciência Negra


Outro dia mestre Samuel Sousa divulgou, hoje saiu nota no jornal O progresso que repriso aqui reforçando essa luta que sempre que posso procuro contribuir com o CCN.

Segue nota das estudantes de jornalismo da UFMA Kalyne Cunha e Kalyne Figueredo.


A busca constante de se construir uma sociedade consciente e sem discriminação, esse é o objetivo do Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCN). A instituição luta por uma sociedade sem preconceito racial e consciente da importância do negro para a construção da nossa história.

Tudo começou na década de 90, com discussões entre professores e estudantes universitários sobre a inclusão social e discriminação racial. Como resultado desses encontros, foi criado no dia 27 de março de 2002 o CCN Negro Cosme. Desde então, seus integrantes passaram a organizar anualmente a Semana Municipal da Consciência Negra, que este ano está em sua décima edição.

Atualmente, o Centro conta com o apoio de instituições de ensino e, mesmo assim, enfrenta grandes dificuldades financeiras. Por ser um trabalho desenvolvido sem fins lucrativos, a ONG não possui sede própria e suas instalações funcionam no espaço cedido pela Escola Estadual Dorgival Pinheiro de Sousa, localizada no centro de Imperatriz.

O trabalho da ONG está voltado principalmente para a Lei Federal 10.639/03, que implantou o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas do país. Para contribuir na sua efetivação, o CCN desenvolve eventos de capacitação de docentes, disponibiliza de uma minibiblioteca e recursos audiovisuais, orientação em pesquisas e realização de palestras em escolas.

Atualmente, existem várias leis que defendem os direitos do negro, como o sistema de cotas nas universidades do país, um modo de compensar a marginalização sofrida pela raça. O dia 20 de novembro foi dedicado à Consciência Negra como uma forma de lembrar seu sofrimento ao longo da história do Brasil.

Em comemoração à Semana Municipal da Consciência Negra, instituída desde 2001 em Imperatriz, o Centro de Cultura Negra Negro Cosme preparou uma festividade para a cidade. Entre os dias 16 e 20 de novembro, acontecerá uma série de programações com o tema, “Resistência Sim! Para Fortalecer a Existência”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!