17/09/2010

Uema de Imperatriz é a grande vencedora da III Jornada de Extensão em São Luís

O Centro de Estudos Superiores de Imperatriz da UEMA, CESI/UEMA, arrebatou três dos sete prêmios na III JOEX Jornada de Extensão da UEMA que ocorreu em São Luís, no período de 14 a 16 de setembro. Foram apresentados 83 trabalhos desenvolvidos por alunos bolsistas ou voluntários dos 20 campi da UEMA na área Extensionista, um dos pilares da Universidade, assim como a educação e a Pesquisa. Da UEMA de Imperatriz foram 11 apresentados na JOEX.


Os alunos bolsistas de extensão Dailson Coelho Abreu, Danielly Morais Rocha, Thalita Rodrigues Lima, com seus professores orientadores Geovania Maria da Silva Braga, Maristane de Sousa Rosa, Manoel de Oliveira Dantas, foram premiados respectivamente nas áreas de Saúde, Cultura e Produção.


O aluno de Biologia Dailson Abreu orientado pela professora Geovânia Braga desenvolveu o Projeto de Extensão “Orientação Domiciliar ao Prélio e Controle de Insetos Transmissores de algumas Doenças Infecto Parasitárias no Município de Imperatriz” cujo objetivo é minimizar o índice de doenças cujos vetores são insetos, sobretudos mosquitos e muriçocas, como leishmaniose tegumentar, calazar, malária, dengue e febre amarela. Resultado inicialmente de um projeto de pesquisa de ambos, as ações de extensão desenvolvidas são um exemplo de como aliar Ciência e Sociedade, de como fazer o conhecimento científico gerado nos institutos de pesquisa chegar de forma didática e simples às pessoas contribuindo para seu bem-estar físico, mental e social.


A aluna Danielly Rocha e a professora Maristane Rosa, as duas do Curso de História, realizaram seu projeto “Variedades de História Cultural do Cerrado Sul Maranhense” inicialmente no Parque Nacional da Chapada das Mesas situado em Carolina, catalogando e registrando as pinturas pré-históricas do Morro das Figuras. Em uma segunda etapa desenvolveram ações de Educação Patrimonial com alunos da Rede Pública da Educação Básica, desenvolvendo nas crianças e jovens a importância do conhecimento sobre a pré-história do cerrado maranhense, sua cultura e a conservação do sítios arqueológicos.


Thalita Lima que cursa Química e o professor Manoel Dantas desenvolveram o importante projeto extensionista na área de Produção e Bem-estar animal “Melhora do apoio Eqüino mediante Aerização da Sola dos Cavalos”. Além do prêmio na sua categoria, o projeto recebeu o prêmio geral de melhor trabalho de extensão. As ações foram realizadas em estreita parceria com o Sindicato dos Condutores de Veículos de Tração Animal, carinhosamente denominado Sindicato dos carroceiros, que tem como presidente o Sr. Firmino. Através de palestras feitas pela equipe, noções de cuidado, saúde e manejo higiênico-sanitário adequado dos animais de carga eram debatidas com os carroceiros. Após essa fase, a aluna e o professor se deslocavam até os pontos de trabalho dos mesmos, limpavam os cascos dos animais e implantavam uma prótese de borracha, o que diminui o impacto, propiciando maior conforto, menos desgaste e por conseqüência, maior produtividade para o profissional.


Para o professor Expedito Barroso, Diretor do CESI, os trabalhos de extensão desenvolvidos na Instituição, e os premiados em especial, são um sólido testemunho da importância da UEMA como instituição pública na promoção do desenvolvimento regional e da articulação multilateral do desenvolvimento da cidade de Imperatriz. É o reconhecimento da seriedade, dedicação, honradez e compromisso público dos professores e pesquisadores da UEMA de Imperatriz. Uma cidade que a cada momento amplia sua força mais no cenário acadêmico regional.


[Ascom - CESI/UEMA]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!