Nascida na zona rural de Barreirinhas, Terezinha Fernandes é filha de trabalhadores rurais e a única entre os 11 irmãos que teve a oportunidade de estudar. Ainda jovem foi estudar na Universidade Federal do Maranhão em São Luís onde militou no movimento estudantil ajudando a liderar ao lado do então namorado Jomar Fernandes a histórica "greve da meia passagem" em 1979.
Sempre ao lado de Jomar, em 1981 Terezinha participou da fundação do PT maranhense e posteriormente do Diretório Municipal de Imperatriz onde veio morar e trabalhar como concursada na Secretaria da Refeita Estadual.
Contei esta breve história pra que você leitor entenda o que levou esta mulher guerreira,típica trabalhadora brasileira, a arriscar a própria vida em greve de fome, para livrar não o PT que fundou, mas a sociedade maranhense do atraso (Sarneysismo)que nos faz um Estado semifeudal em pleno século XXI.
Fotos: Felipe klamt
Saindo da sede do PT estadual após 5 dias sem ingerir alimentos
Meu caro Carlos Hermes,em virtude da sua competente correria e folego de sete gatos na elaboração desse precioso informativo (do qual não passo um dia sem dar vista
ResponderExcluird'olhos)você esqueceu de citar a passagem de Terezinha Fernandes pelo curso de Letras da nossa UEMA como destacada professora!
Isso foi pela década de 80.
Merecida lembrança de tua parte citar a companheira histórica de nosso partido cujo nome e exemplo proferimos com admiração e respeito.
Um fraterno abraço do,
prof.Magno Urbano