Do Blogue do Eri Castri
Começou o desespero, é desespero...
Por: Luís Cardoso
Os Democratas no Maranhão já receberam orientação, através do presidente regional do partido, deputado federal Clóvis Fecury, que não existe a menor possibilidade de aliança como o PMDB de Roseana Sarney na eleição majoritária.
Tive essa informação a pouco por dois deputados estaduais do DEM, confirmando o post feito hoje pela manhã ao blogue. O DEM tem três deputados federais e cinco estaduais.
Fonte de Brasília, que conversou com o deputado federal Roberto Rocha e com o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia, disse que o partido vai coligar no Maranhão com o PDT de Jackson Lago.
A orientação nacional do DEM é coligar com o PSDB em todos os estados, principalmente naqueles em que os tucanos lançarem candidatura própria.
Como no Maranhão o PDSB vai fechar com a candidatura do ex-governador Jackson Lago, o DEM não terá outro caminho.
Com a decisão de executiva nacional dos Democratas, perde Roseana Sarney um espaço precioso no tempo da propaganda na tevê e aliados expressivos que não poderão fazer abertamente sua campanha e nem subir no mesmo palanque da governadora.
Roseana havia perdido o PT, que dispõe de 7 minutos diários na tevê, há duas semanas. Agora, sem o PFL no seu arco de alianças, a coisa se complica ainda mais.
O clima no Palácio dos Leões não é nada agradável. O otimismo deu lugar à preocupação. A governadora se isolou. Não tem mais recebido os políticos.
Mandou suspender toda a agenda por tempo indeterminado. Não compareceu à solenidade de retomadas de duas estações de tratamento de esgotamento sanitário, hoje pela manhã.
O evento foi cancelado, embora tenha sido bastante alardeado pelo deputado Ricardo Murad, que pretendia fazer a festança.
Agora no período da tarde, Roseana foi convencida a gravar o programa local do PMDB. Estava tensa, segundo fui informado.
Carlos Hermes: Esta nota pede duas observações importantes: Primeiro que Roseana começa um caminho sem volta ao ostracismo político, e quiçá, com essa tire seu time de campo deixando para Lobão o desgaste da derrota ao governo, como já anunciara Samuel Sousa em seu blogue.
Segundo que Jackson Lago joga no lixo toda sua história de político progressista, aliado dos movimentos sociais e propagador do trabalhismo brizolista no Maranhão. A abrupta guinada à direita conservadora se iniciou com a opção que fez pela linha ideológica tucana e destruição dos antigos aliados vermelhos durante seu governo e se consolida com essa aliança espúria com os Democratas, que são o que há de pior na política brasileira.
Bom para Flávio que enriquece ainda mais seu discurso de esquerda e opção ao arcaíco.
Carlos Hermes sua análise é muito oportuna. Se acontecer esse "desenho" político realmente estamos perto de uma eleição histórica. A única esquerda verdadeira com reais chance de vitória se configura na candidatura de Flávio Dino! Firme na luta companheiros!
ResponderExcluirALMIR BRUNO-PT
Companheiro Almir Bruno, obrigado pela visita.
ResponderExcluirEstamos firmes!
Realmente! O mesmo lixo (com um detalhe: mais fedido) que jogou, também, o nosso Presidente, Luis Inácio, a sua história de luta. E, com certeza, ainda mais espúria foi aliança que Lula fez aqui no Maranhão. Ou seja, com quem o PT mais combatia - a oligarquia Sarney. Uma verdadeira humilhação para seus companheiros de luta... Bem, o mais importante é que os acontecimentos dos últimos dias não são favoráveis ao grupo que investe no atraso de nosso Estado.
ResponderExcluirAntes que joguem pedra em Roseana, a decisão do DEM não se coligar com o PMDB tem um âmbito nacional. Aqui ainda são sabidos os frutos políticos e históricos da parceria.
ResponderExcluir