18/03/2010

Presidente do PT de Imperatriz reage a declaração atribuída a João Alberto em blog do imirante‏

DECLARAÇÃO DE JOÃO ALBERTO CARACTERIZA A RELAÇÃO PT x PMDB NO MA

por André Santos

O blog do jornalista Décio Sá, do Sistema Mirante de Comunicação, publicou no último sábado, 6 de março, uma matéria intitulada “Até PT-balaio manda Jackson Lago às traças”, em que transcreve uma declaração do vice-governador do Maranhão e homem da cúpula do PMDB do estado, o sarneysista João Alberto, chamando os militantes do PT maranhense de “turma da boquinha”.

A declaração do vice-governador reforça algo que os filiados do PMDB, militantes do PT e a sociedade já sabem: a relação entre petistas e peemedebistas no Maranhão é como água e óleo. Se por um lado os sarneysistas sempre utilizaram o poder para benefício próprio, colocando na miséria os trabalhadores e o povo maranhense, por outro lado a maioria dos petistas do Maranhão entrou no partido não só pelo projeto de sociedade que a instituição partidária defendia, mas também porque o PT combatia a oligarquia Sarney, que representava e representa justamente o oposto do modelo político e social que o partido sempre defendeu e lutou para que se tornasse realidade.

Em função disso, as relações existentes entre o PT e PMDB no estado sempre foram beligerantes. E continuam sendo. Os petistas têm antipatia pelo PMDB e a recíproca é a mesma. Os militantes do PT sabem muito bem o que o PMDB representa no Maranhão, ou seja, o empobrecimento do povo, a miséria, o analfabetismo, o autoritarismo de um modo geral, a política falaciosa e por isso fazem o bom combate a esse coronelismo.

A oligarquia, por sua vez, quer continuar com essas práticas sem ninguém para denunciar os desmandos provocados por ela. Dessa forma, a declaração de João Alberto sintetiza também a antipatia que o PMDB maranhense nutre pelo PT, antipatia essa que é manifestada rotineiramente nos órgãos de comunicação sarneysistas de várias maneiras, seja através da tentativa de desqualificação de companheiros petistas, como fazem com Domingos Dutra, Valdinar Barros e outros; seja através de difamação violenta, como fizeram com o companheiros Jomar Fernandes; seja através da própria agressão das palavras do vice-governador; ou mesmo a violência física, como fizeram com Manoel da Conceição, deixando-o com uma perna amputada.

Mas o mais estranho é saber que tem gente do PT que serve hoje como instrumento desse povo dentro do partido. Gente essa que ora por outra é humilhada ao ser enquadrada ou intimidada publicamente pelos órgãos de comunicação da oligarquia. Quem se presta a esse papel dentro do PT está endossando atos brutais como a amputação da perna de Manoel da Conceição, a bala que quase tira a vida de Valdinar Barros, a violenta difamação sofrida por Jomar Fernandes, as agressões sofridas por Domingos Dutra, Augusto Lobato, Bira do Pindaré, Rodrigo Comerciário, entre outros.

Nesse sentido, as agressões saídas da boca do grosseiro vice-governador peemedebista deixam bem claro que no Maranhão a relação entre PT e PMDB não é apenas como água e óleo, mas de enfrentamento.



André Santos,
Presidente do PT de Imperatriz.

Um comentário:

  1. Anônimo18:00

    Um excelente texto, embora não surpreendente, já que escrito por este combativo,jovem e inteligente presidente municipal do PT, André Dias.

    Abraços,

    Clayton Noleto

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!