12/03/2010

EDUCAÇÃO: NOVAS DENÚNCIAS

A mesma diretora que denunciou o uso político da Secretaria de Educação pelo Secretário Zeziel é quem denuncia o novo escândalo,agora, na merenda escolar da cidade.

A ACUSAÇÃO

Nossa fonte nos informa que as diretoras das escolas municipais sempre compraram a merenda no próprio bairro fomentando a economia local e, “teoricamente”, tinham tais compras validadas pelos Conselhos de cada escola, ou seja, a merenda era administrada de maneira descentralizada e, acredita-se, com a participação da comunidade escolar.

CENTRALIZAÇÃO

Quebrando o princípio da legislação educacional brasileira que prevê a autonomia gradual da gestão escolar, a Prefeitura teria centralizado a compra da merenda nas mãos da Secretaria de Educação que fica responsável por enviar o alimento às escolas.

PROBLEMA I

Segundo a denúncia, a Prefeitura está comprando verduras, produto perecível, mensalmente quando deveria comprar diariamente. A diretora denunciante nos informa que a Prefeitura compra 150 molhos de cheiro verde para todo o mês, só que entre 3 e 4 dias já estão inutilizáveis, acrescenta ainda que é comum tomates estragados serem jogados no lixo.


PROBLEMA II

Sei que há diretoras e diretores que não merecem crédito, mas busquei confirmar as informações com outras fontes e verifiquei a necessidade de algumas reflexões acerca dessa atitude, no mínimo antidemocrática e suspeita, da Prefeitura:

a)O governo tucano comete um grave crime contra a gestão democrática da educação quando retira toda e qualquer validade dos Conselhos Escolares, única forma da comunidade participar da gestão financeira da escola;

b) Cadê a transparência com o dinheiro público prefeito? Esse filme eu já vi.Quem garante que não está havendo grande corrupção com o dinheiro das crianças como fizera a vereadora Helena? Quais os interessados nessa centralização? Onde está sendo comprada? Quem está ganhando com isso?

c)Porque, depois da centralização, trocaram o arroz realengo que é tipo 1 pela marca de arroz PACOMER, que nem mesmo merece ser chamado de arroz e esta mais pra xerém?

d)As maçãs oferecidas na merenda são tão pequenas que tem aluno perguntando se é maçã ou macaúba.

PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar é um recurso federal que vem direto pra escola garantindo como suplemento alimentar no mínimo uma refeição diária para os alunos da pré-escola e ensino fundamental nos níveis federal, estadual e municipal. Cada escola recebe R$ 0,13 por criança para o ensino fundamental e R$ 0,06 por aluno das pré-escolas ou filantrópicas. O parâmetro de liberação do recurso é o Censo Escolar.

Esse povo não aprende. Helena Aires é um exemplo do que pode acontecer com quem tira comida da boca de crianças em Imperatriz. Ministério Público tá na hora de agir.

11 comentários:

  1. Anônimo22:13

    Olá caro colega professor Carlos Hermes, sobre essa nota nesse blog super visitado onde fala da merenda escolar, quero lhe informar que a Administração fez essa compra mediante a modalidade de pregão tudo devidamente publicado onde, os participantes se infrentaram de maneira série e honesta, os preços foram os mais benéficos para a administração.Não discordo sobre a entrega da mercadoria você tem razão, já sobre a qualidade dos produtos temos alguns pontos divergentes.Outro ponto é sobre a participação dos conselhos no pagamento dos valores , a administração estará corrigindo essa falha, na próxima compra, os conselhos retomarão a sua função ,a administração se limitará em fazer a licitação das mercadorias e os conselhos escolares do pagamento.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo22:31

    Esse está sendo o modo tucano de governar

    ResponderExcluir
  3. Anônimo23:10

    Educação,coisa que deveria ser levada a sério.

    Saúde também...

    E por falar em saúde, três ambulancias do serviço 192 e um ônibus odontomovel do SAMU encontram-se quebrados ao relento no estacionamento da Prefeitura Municipal desde 2009!

    Com isso o atendimento 192 precariza.

    Enquanto isso Madeira, o médico prefeito, brinca no carnaval e ditribue rosas.

    Esses tucanos são muito engraçados...

    Pierre Proudhon

    ResponderExcluir
  4. Anônimo09:19

    Caro Carlos Hermes, é bom investigar todas as essas denúncias do secretário de Educação do Municipio, segundo algumas pessoas que trabalharam na educação do municipio é verdade mesmo tudo que está acontecendo com os diretores das escolas do municipio é um verdadeiro terror pscologico que estão fazendo com os diretores,e esse tal de Raimundão? um dos assessores do secretário? esse é cruel dizem que chega nas escolas humilhando as pessoas dizendo que pode tirar e colocar quem ele quizer investiguem tá na hra de darem um basta.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo13:18

    Boa TArde Carlos, a questão da merenda escolar esta sendo comprada pelos conselhos escolares é algo errado segundo a lei 9.666/93 a lei das licitações só podera ultilizar o recurso publico principalmente recurso federal para compra sem licitações no valor de até 8.000,00 reais que no caso ainda deve ser feita dispensa de licitação formal e adjudicada pelo presidente da CPL e parecer juridico da procuradoria do Municipio. E o dinheiro gasto com merenda escolar comprada direto pelos Conselhos Escolares Ultrapassa os 8.000,00 reais. gatstando o dinheiro da merenda de forma errada comprando coisas sem licitação. Acho que vc deve ler a lei das licitações, pq nao ta sabendo diferenciar as coisas. e a Helena caiu foi justamente por causa disso comprar pelos Conselhos um valor superior a 8.000,00 que não é permitido comprar sem licitação. Grato!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo16:40

    Que bom que pessoas estão se movimentado pra acabar com essa pouca vergonha.Espero que sejam descobertos a tenham o gosto de passar pelo menos uam noite na cadeia.
    Um grande abraço ! :)

    ResponderExcluir
  7. Caro anônimo I, você não se identifica diretamente, mas fala como alguém da prefeitura e alguém ativo nesse processo. Espero que corrija mesmo, para o bem de milhares de crianças em toda cidade e para o bem do prefeito Madeira que pode pagar caro por esses erros.

    Quanto aos trâmites legais, como posso acreditar no que dizes, se nem sequer sei quem diz.

    Assim prefiro ficar com a denunciante. Mostre a cara amigo, diga quem és e vamos pra o debate transparente.

    ResponderExcluir
  8. Quem é esse Raimundão mesmo? Uma figura dessas precisa ser expurgada da coisa pública.

    ResponderExcluir
  9. Amigo Diego Borges, obrigado pela visita. Realmente a coisa é feia ali.

    abrçao

    ResponderExcluir
  10. Sábio Pierre Proudhon,

    Não são só as ambulâncias que estão quebradas, eles tentam maquiar a Saúde de todas as formas.

    ResponderExcluir
  11. Edvan Silva16:30

    Boa tarde, Carlos Hermes , fico muito feliz por vc saber que existe esse tal de Raimundão,esse tal Raimundão, é o coordenador do LSE (Levantamento de Situação Escolar) que tem como objetivo cuidar de toda a infraestrutura das escolas da rede municipal.Caro amigo, para quem não sabe esse tal de Raimundão juntamente com sua equipe no ano de 2009 leventou e licitou 33 escolas para serem reformadas destas, 02 foram reformadas e ampliadas, são elas: Enoque Alves Bezerra e Juscelino Kubitschek( povados imbiral e petrolina respectivamente). Estivemos presente em 80% das escolas da rede municipal da zona urbana com serviços de infraestrutura e 40% na zona rural e montamos o pólo universitário UAB (universidade Aberta do Brasil). Esse ano de 2010 já construimos três salas de recursos audiovisuais nas escolas ( Presidente Costa e Silva , Tocantis e Marechal Rondon), e estamos adaptando mais 23 salas para recursos audiovisuais que serão todas entregues no dia 31/03/2010 e vc está convidado para conferir juntamente com esse tal de Raimundão. Às vezes vc fala no pricipio da invetigação quando posta seus comentários, acho que dessa vez faltou o principio investigativo da sua parte e gostaria de dizer que somos fucionários, não tiramos e nem colocamos niguém, simplesmente prestamos nosso serviço com dedicação para um governo que tem aprovação.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!