23/03/2010

Dirigente psolista de Imperatriz afirma: Conferência eleitoral do PSOL no Maranhão é ilegítima

Um dos dirigentes do Psol de Imperatriz, professor Carlos Leen postou em seu blog o texto que segue:

Feita de forma extremamente arbitrária. Este poderia ser o resumo da conferência eleitoral do PSOL no Maranhão. Devido à total falta de dialogo por parte da executiva estadual do partido, várias plenárias municipais foram canceladas. Isso invalida a participação de um maior numero de delegados e conseqüentemente deslegitima as candidaturas colocadas atualmente. O PSOL desde que foi criado no Maranhão angustía miseráveis prospectos eleitorais, sem menor chance de interferir na conjuntura política no Estado. Infelizmente esse quadro é culpa dos atuais dirigentes do partido e temos como prova essa conferencia eleitoral supostamente realizada neste ultimo domingo, que na verdade foi feita por um grupo que rejeita qualquer proposta que não contemple suas “linhas ideológicas”.

Como prova disso, temos a absurda medida proposta por este mesmos, que versa sobre uma espécie de recadastramento de filiados, que na pratica se constitui em uma “ limpeza ideológica” no partido. Ou seja o filiado terá que ser mostrar obrigatoriamente “militante” para estar filiado. É mole?

Mas voltando a conferencia: Eles cancelaram de forma aberrante a participação dos outros grupos e propostas de candidatura, alegando até mesmo o atraso de meia-hora de dois filiados de Paço do Lumiar para invalidá-la. O Triste dessa historia toda é que se já tinham poucos delegados na conferência, com os cancelamentos tiveram que amargar ver o Maranhão de fora da Conferência Eleitoral Nacional, já que não obtiveram quorum necessário para se quer eleger um delegado. Uma vergonha. Vale lembrar que 40% dos delegados a estadual foram sumariamente cassados.

Isso não parece ser problema para quem tem posições sectárias e vanguardistas. No entanto as praticas demonstram a contradição. No blog de Decio Sá, principal porta voz do sarneysmo no Maranhão vemos uma nota extremamente positiva sobre a conferência. Clickem para ler abaixo:
http://colunas.imirante.com/decio/2010/03/21/psol-lanca-sindicalista-ao-palacio-dos-leoes/#comments
Achei no mínimo curioso a escolha da sindicalista Margarida Chaves para o senado. Seria um nome excelente, pois é uma pessoa honesta e coerente. No entanto Margarida nunca esteve presente em nenhum dos debates nestes últimos dois anos. Sendo inclusive questionada internamente por ter apoiado uma candidatura do PT nas eleições passadas a vereador.

O grupo dos independentes e delegados das plenárias municipais de Açailândia, Paço do Lumiar e Pindaré-Mirim, já solicitaram o acompanhamento da Executiva Nacional, bem como enviaram recurso para as instancias superiores do PSOL. Em breve novas informações.

6 comentários:

  1. Essa é mais uma demonstração que não são partidos que promovem transformações, são pessoas.
    Um partido igual ao PSOL que critica o autoritarismo da direita, promove no seu interior a represão aos seus proprios membros.

    ResponderExcluir
  2. O Nobre militante da luta real do PSOL Carlos Leen,
    Apesar de representar o grupo chamado independentes alternativos não tem legitimidade alguma de questionar as decisões - em maioria- em reuniões abertas, cujo ele não participou e quando da oportunidade de debater seus pensamentos fugiu do debate quando da realização da III Conferência Eleitoral do PSOL do Maranhão realizado em 21 passado.
    Infelizmente somos de um partido de esquerda, isso não quer dizer que já não tenhamos pessoas com pensamentos direitistas em nossos quadros, basta comparar o crescimento exponencial do número de filiados de Paço do Lumiar, que não tem nem um ano de reconhecido já ultrapassa a capital São Luis e Imperatriz - duas cidades que fizeram parte dos primeiros diretórios municipais - usam do subterfúgio de arregimentar uma curral eleitoral para simplesmente ganhar disputas interna, por isso o tal medo em recadastramento.
    Tanto é prova de que não faremos um “limpa ideológico”, ou o critério é de militância - bem que queiramos da parte do dito grupo independentes alternativos – o exemplo disso foi o chamado do partido à filiada Margarida, que tem a capacidade sim de ser indicada e surgir com um nome para a disputa eleitoral mesmo sem assiduidade que eles dizem que exigimos.
    Mas, roupa suja se lava em casa, claro que esperamos que eles viessem para o debate sobre seus reais interesses em estarem no PSOL e não façam o jogo sujo como vem ocorrendo no Maranhão por ditos representantes de correntes que dizem apoiar um candidato mais que na verdade comungam com os pensamentos de outros e fazem a campanha de forma sorrateira e desonesta.

    ResponderExcluir
  3. José14:14

    Esse pingüim Wilson Leite tá só aprendendo a malandragem e agora seu principal serviço na política é defender gente facista, de direita e pilantra. Só faltava essa agora, compactuar com essa lambança. Pra Wilson qualquer pessoa, mesmo sendo as piores pilantras, demonstrando que faz um gracinha pra ele, ele defende com unhas e dentes. E qualquer pessoa que seja boa e honesta, se não for da turma dele, não presta. E hoje como Carlos Leen não baixa a cabeça pras coisas erradas que acontecem dentro do PSOL, agora é também pessoa ruim.
    Se revelou rápido, né, seu WL.

    ResponderExcluir
  4. Aos leitores do Blog:
    Isso é um piada. Que dizer que só por que Paço do Lumiar cresce mais que São Luiz e Imperatriz são direitistas ? Os dirigentes do PSOL no Maranhão são um grupo reduzido, de iluminados que se acham ideologicamente puros. Infelizmente. Eles ficam chateados por conta do alto numero de filiados de uma cidade que nao reza pela cartilha deles.
    Não tenho problema nenhum em ir para o debate. Mas exijo respeito...

    ResponderExcluir
  5. Sr. José,

    Parece que você me conhece muito bem, conhece também nossos filiados até mais doque eu, conhece o PSOL até esteve no III Encontro Eleitoral do Psol no dia 21 de março - coisa que nem Carlos Leen participou por abandonar a discussão, manobra para anular o processo -, conhece as pessoas boas e honestas que por não acatar uma decisão tomada dentro do coletivo partidário eu passo a perseguir, conhece Carlos Leen filiado desde 25/05/2007. Engraçado! não me recorda de nenhum filiado chamado "JOSÉ" que esteve em São Luis.

    Então, antes de querer fazer qualquer juízo de valor do processo interno de um partido, primeiro deve se filiar a ele e não fazer como Carlos Leen que vem tomando atitudes de fugir do debate para passar o ar que as minarias está sendo perseguido, mas o que ele quer é impor ao coletivo a ditadura das minorias, isso o PSDB, DEM, PMDB etc faz muito bem só não esqueça de levar muiiiiiiito dinheiro para impor essa ditadura.

    ResponderExcluir
  6. Não camarada da luta real Carlos Leen,

    Não é pelo fato de crescer em número de filiados é simplesmente pela forma: filiar por telefone, por e-mail, pegar dados de pessoas aléias e por na lista que se envia ao TRE sem que essa pessoa saiba esse é o problema. Você sabe muito bem o quanto é difícil encontrar pessoas que estejam verdadeiramente interessadas em discutir política honesta, alias nesses seus 4 anos de filiado no PSOL quantas filiações você abonou para que nosso partido tivesse um crescimento no número de filiados?

    Espero que você cumpra com a promessa de ir pro debate, não se faz luta real sem consciência de classe ou solidariedade revolucionaria. Você sabe muito bem que eu não exijo respeito de ninguém, nem mesmo de minhas filhas, muito pelo contrario, com minha postura ética e caráter, faço-me respeitar.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!