28/01/2010

DILMA E LULA PODERÃO SUBIR NO PALANQUE DE JACKSON LAGO

Do blog de John Cutrim

O ministro do Trabalho, o pedetista Carlos Lupi, afirmou nesta quinta-feira (28) que a ministra Dilma Rousseff terá dois palanques no Maranhão: os dos pré-candidatos ao governo Roseana Sarney (PMDB) e Jackson Lago (PDT), o que significa dizer que, além de Dilma, Lula poderá pedir também voto para Jackson, principal opositor do grupo senador José Sarney, do qual é aliado.

De acordo com o portal de notícias R7 da Rede Record, Dilma e líderes do PDT acertaram, em um almoço realizado hoje na residência oficial da Casa Civil, a aliança para a disputa da Presidência e os detalhes da atuação dos dois partidos nos Estados.

Para o Maranhão, a solução encontrada para dar fim ao impasse gerado pela aliança do PDT com o PT foi dar a Dilma dois palanques no Estado: o que terá como candidatos o governador deposto Jackson Lago e a governadora biônica Roseana Sarney.

Diante do comunicado, não se sabe até agora se a ala sarneysista dos petistas maranhenses seguirá também essa nova determinação do PT nacional (a outra é de apoiar o PMDB no estado), de pedir votos para Jackson e Roseana, já que a partir de agora Lula e Dilma estarão, também, no palanque da oposição.

Carlos Hermes - Apesar de considerar suspeito qualquer maranhense de sobrenome Cutrim, acho que tem algum sentido a informação do blog do John. A verdade é que mantido esse acordo, Lula e Dilma nem virão ao Maranhão e se vierem terão que subir também no palanque de Flávio Dino do PC do B, esse é um ponto.

O que é possível é que mesmo o Jackson tendo o PSDB estadual como aliado prioritário, tire proveito da situação, alegue que não pode descartar e nem está acima das decisões nacional do PDT, e assim fingir um palanque pra Dilma e ao mesmo tempo flertar com os tucanos, deixando solta a militância pedetista pro Serra, pra garantir seu apoio no segundo turno.

Apesar de alimentar um certo rancor ao presidente Lula, o pragmatismo jackista vai prevalecer, o que vai pesar é a estrondosa popularidade de Lula no Maranhão, assim como fez na reta final da eleição passada. Interessa ao Jackson que o PSDB o apoie num eventual segundo turno, aí ele decide o que faz com o acordo já feito com o Zé Alagão, vulgo José Serra.

Se a informação de John Cutrim tiver rumo o jogo muda bastante e deverá tornar imprevisível a decisão sobre a Tática Eleitoral do PT para 2010, a ser tomada no Escontro Estadual no mês de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!