27/11/2009

PT: As chances de Lobato

Não será fácil o segundo turno do PED - Processo de Eleições Diretas - do PT estadual que será disputado por Augusto Lobato e Raimundo Monteiro. As articulações não param e a grande expectativa é sobre o posicionamento de Bira do Pindaré.

No primeiro turno houve um acordo, entre Bira e Lobato, de apoio ao que chegasse ao segundo turno. Os blogueiros ligados à corrente majoritária do partido levantam a possibilidade de Bira priorizar o contexto mais favorável à sua candidatura ao senado e assim, fechar apoio a Monteiro. Acho pouco provável. O perfil de Pindaré não é de alguém capaz de tamanha trairagem.

BIRA E LOBATO

A soma dos votos de Bira e Lobato não é suficiente para derrotar Monteiro, já que os votos deste, somados aos de Rodrigo Comerciário, Edmilson Carneiro e Françuíla dariam vitória ao candidato de Roseana e Washington.

As chances de Lobato então, está na possibilidade de desobediência da base, principalmente, de Comerciário e Françuíla. O primeiro porque diverge pontualmente de seu aliado Washington e defendeu, durante a campanha, candidatura própria do PT ao governo do Estado. A segunda, porque os mais de 600 votos, maioria do Sul do Estado, foram fruto de uma consenso regional, coisa que pode se desfazer no segundo turno.

FIM DO PT

Vale lembrar do compromisso de Dutra, Lobato, Terezinha Fernandes, Jomar Fernandes, Márcio Jardim, Silvio Bembem e tantos outros em não ser candidato a nada se o partido se aliar ao PMDB de Roseana. Sem esses nomes, o PT acabaria eleitoralmente e não faria nenhum deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!