22/11/2009

O PSOL E A POLÍTICA REAL


Os camaradas do Psol começam a sentir na pele o que é de fato a realidade da política institucional,disputa do poder via processo eleitoral. Quem decide seguir essa linha, mais cedo ou mais tarde termina cedendo às alianças, diálogos e até a caras concessões. É só olhar o caminho feito pelo PT. Mesmo o PT que é divisor da história dos trabalhadores brasileiros, forjado nas lutas daqueles que num dado momento contextual, decidiram trocar o vestuário operário pelo terno e gravata do poder.

Com a declaração de apoio de Heloísa Helena à candidatura de Marina da Silva-PV, os psolistas mais ortodoxos começam a ranger os dentes, percebem que o Sol pode esquentar demais e testá-los na onda do "darwinismo político" da nova conjuntura.

IMPERATRIZ

O blogueiro Samuel Sousa jogou pimenta na discussão e fez um questionamento interessante: Como ficara a miscelânea PV-Psol na Vila do Frei? Não dá pra imaginar a cena, meu amigo Wilson Leite ao lado de camaleões e sarneysistas históricos do PV local, recebendo o herdeiro da dinastia, Sarney Filho, no aeroporto da cidade.

PARÂMETRO IDEOLÓGICO

O PV nacional tem uma matriz ideológica de direita, com forte presença na bancada ruralista e no empresariado reacionário do país. Com a ida de Marina e agora o apoio de Heloísa, devo dizer que se perderam todos os parâmetros ideológicos do partidarismo. Lula tem grande responsabilidade nisso, Marina e Heloísa acabam de enfeitar o bolo.

3 comentários:

  1. Camarada Carlos Hermes,

    Há uma grande diferença: primeiro que Heloísa não é o PSOL, o PSOL desde sua fundação deixou claro que daria voz e voto aos seus militantes de base - sabemos que o apoio de Heloísa (verbal) à Marina é por uma questão de amizade, e não política tanto, é que a ida de Marina para o PV tem um tom de indulgência a esse partido de direita.

    Sabemos que só o fato de haver essa declaração deixa os militantes e os mais de 7 mil votos que o PSOL recebeu em 2006 confusos, mas estamos preparados para o debate como outra grande diferença não ficaremos fazendo dentro do PSOL uma ala de esquerda ou resistência à política de conciliação de classe - caso isso ocorra - coisa que sempre vemos nos companheiros no PT com a esperança de que um dia volte a representar os interesses dos trabalhadores.

    Parece-me que você se precipitou ao comentar o belo post do Samuka, não esperou pra ler os comentários postados sobre o assunto, mais volto a repetir: podem acordar desse pesadelo os militantes do PSOL de Imperatriz e do maranhão não se submeterão a esse tipo de política de pontualidades que sabemos no que dá, basta observar o governo refém do patriarca da oligarquia e das ditaduras. Isso não é questão de ser ortodoxo é uma questão de saber pra que esse tipo de política evolui como bem comparou "darwinismo político", buscaremos a evolução sim, sempre a evolução de uma sociedade socialista, superior ao capitalismo concentrador e financiador de traidores da classe trabalhadora.

    "Ou a revolução é socialista ou é uma caricatura de revolução"

    ResponderExcluir
  2. Comentário no Blog de Samuel:
    Caro Samuel:
    Talvez por simplesmente "acompanhar de fora" a politica e seu circo você não saiba que raramente vá existir qualquer agremiação politica que não comenta erros ou caia em contradição de natureza dialética (realidade x ideais). Desta vez temos o PSOL que pretende construir um projeto politico que pretende ser de interesse da classe trabalhadora,e, portanto, deverá dialogar com amplos setores da sociedade.
    Não concordo com essa aliança, mas nao sou a favor de satanizar ninguem.Há bem da verdade isso ainda nao tá decidido, como a propria companheira HH comentou na máteria.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Caro Carlos Hermes, a Ortodoxia vem de se manter fiel às práticas mais tradicionais, antigas, experimentadas... Não é o caso do amigo Wilson Leite e dos que, dentro do PSOL, resistem à possiblidade de aliança com o PV.. É exatamente o oposto disso, é heterodoxia, é mudança do velho paradigma de que se tem que fazer qualquer coisa, vender à alma ao DEMo, pra poder vencer eleição... O PSOL não nasceu pra isso, nasceu pra ser exatamente o oposto disso. E, como disse Wilson Leite, HH não é o PSOL... Estamos com Plínio.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!