09/10/2009

Concurso para professores é fruto da luta

Ontem divulguei informações sobre o concurso do Estado, hoje quero fazer algumas observações:

1.Foram as duas paralizações realizadas pelos professores do estado no mês de setembro, uma de 24 horas e outra de 48 horas, que, mesmo não surtindo ainda os efeitos esperados pelos educadores,serviram para forçar o governo do estado a se antecipar e lançar o edital do concurso para professores.

2. As paralizações ocorreram porque o governo Roseana estava se negando a discutir com os profissionais algumas reivindicações, como reajuste salarial de 19% por conta do aumento do valor da verba da educação repassado pelo governo Lula ao governo do estado; discussão sobre o Plano de Cargos, Carreira e Salários do Magistério - PCCS; CONCURSO PÚBLICO; condições de trabalho, entre outros pontos. Os professores se irritaram também com as propagandas enganosas do governo, que pintavam a educação de maravilhas, mas na verdade nada do que aparecia na propaganda ultrapassava o universo da ficção.

3. Como até agora o governo não atendeu os pontos que tratam de questões salariais e do PCCS, para tentar ficar de bem com classe e com a opinião pública a saída foi lançar o edital do concurso para professores, anteriormente anunciada de forma festiva para o mês de agosto.

O lançamento do edital do concurso é um ganho para os trabalhadores da educação e mostra que o movimento dos professores está valendo à pena. A classe vai continuar a luta reivindicando outros pontos, mas os bons resultados dessa luta já começam a aparecer.

VIVA A LUTA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!