17/09/2009
Vasco tem 97% de chances de voltar à elite em 2010
O caminho para o retorno triunfal à elite do futebol brasileiro está muito bem pavimentado. A caravela vascaína tem sido irresistível e do alto de seu comando, o capitão Dorival Júnior pode bradar “Primeira Divisão à vista”. Tudo respaldado nos números, que dão ao Vasco 97% de chances de estar na elite em 2010. Ou seja, a Primeira Divisão é mesmo logo ali.
Nas contas de Dorival Júnior, 64 pontos seriam necessários para garantir o acesso. Mas o matemático Tristão Garcia discorda e garante que a certeza só virá com um pouquinho mais de esforço. Em suas projeções, o Vasco estará na Série A em 2010 caso consiga atingir 70 pontos. No momento, tem 49 quando ainda restam 14 rodadas.
Uma arrancada de sete vitórias consecutivas poderia dar ao time a vaga com sete rodadas de antecedência. Mas por enquanto é improvável. Caso mantenha a média de 2,04 pontos por rodada conseguida até aqui na competição, o jogo da volta à elite deverá ser na 34ª rodada, contra o Juventude, inicialmente marcada para uma sexta-feira, em São Januário. Mas devido ao apelo, certamente o jogo seria transferido para o Maracanã.
Um dos ícones do time, o goleiro Fernando Prass admitiu que os mais variados cálculos já passaram pela cabeça dos cruzmaltinos a essa altura do campeonato. E, por enquanto, o time traçou uma meta: vencer cinco jogos nas próximas rodadas e ficar muito perto do objetivo estabelecido no início deste ano.
– A medida que o Vasco conquista as vitórias a pontuação para garantir matematicamente o acesso diminui. Hoje o Vasco trabalha com a perspectiva de mais cinco vitórias para alcançar os 64 pontos. É difícil e temos de lutar muito ainda – prefere dizer logo o paredão vascaíno.
Mas basta olhar para a caravela e vem a certeza de que, diante de um mar tão calmo, a chegada à terra firme da Série A é quase certa.
Ô vantagem!!!
ResponderExcluirQuero ver os vascaínos em carreata comemorando o título da segundona.
Abraço.