09/07/2009

Vi a morte de perto

Hoje estou em Araguaína acompanhando a recuperação da minha colega e amiga professora Jacilene Bezerra, coordenadora do Instituto de Ensino Superior Professor Gamaliel, ligada à Universidade Gama Filho. Ela se encontra no Hospital Regional do Tocantins e deverá permanecer por alguns dias, talvés semanas. Seu estado clínico é estável, felizmente só sofreu um traumatismo facial recuperável com uma cirúrgia que deverá fazer ainda hoje.

Pra você entender melhor

Viajávamos de Imperatriz com destino a Santa Maria das Barreiras no Pará, onde eu ministraria uma disciplina naquele Pólo pelo Instituto, quando por volta das treze horas, sofremos um grave acidente.

O acidente

Eu dirigia o Fiat Uno da professora pela esburacada BR 153, quando num trecho localizado aproximadamente a 10 km de Araguaína, um dos buracos desestabilizou o caro, eu tentei segurar o volante, o veículo rodopiou e em meios a gritos e desespero, saímos da pista e caímos num abismo, segundo a PF, de 4 metros de altura. Depois de alçar voo, o carro bateu num barranco de pedras e capotou muito, não sei quanto, mas pelo estado do carro, que deu perda total, acredito que umas três vezes.

O desespero

Quando perdi o controle da direção e vi o carro saltando o meio fio, confesso que fechei os olhos e esperei o pior. Nessa hora, tudo se passou em minha mente, lembrei meu filho, esposa, pai, família. Esperei a perda da consciência e imaginei desvendar o mistério da morte. De repente tudo silenciou, abri os olhos, olhei pra o lado, Jacilene agonizava sangrando muito. o carro estava deitado com meu lado pra baixo, a porta do passageiro,pra cima, travou com o amassado, não havia saída. Não sentia na hora as dores que sinto hoje, só pensava em como salvá-la. Por sorte o motorista que vinha logo atrás parou, e olhava de cima da BR, em despero e prantos eu gritei por seu socorro. Com dificuldade ele conseguiu descer o barranco e, como nem ele conseguiu explicar conseguiu sozinho remover o carro, o que possibilitou abrir a porta do meu lado. Ela estava com as pernas presas às ferragens,com dificuldade consegui livrá-las. Outras pessoas chegaram e a levaram até o carro do moço que nos socorreu.

Atendimento


Ainda estou surpreso com o atendimento do Hospital Regional do Tocantins, aqui em Araguaína, algo comparável á UNIMED de Imperatriz em estrutura e limpeza e melhor ainda em atendimento. Nada comparável ao que temos em termos de saúde pública no Maranhão. Precisei ver e experimentar pra acreditar no que já me diziam.

A professora Jacilene foi atendida por um médico especializado em face, que constatou a quebra do maxilar e a mandíbula,e a encaminhou pra uma cirurgia que deverá ser feita hoje. Ainda ontem veio também um neurologista que encaminhou uma tomografia, feita ainda ontem, que descartou trauma craniano.

Como fiquei


Fisicamente perfeito, apenas com escoriações leves. Um exame de Raio X,feito ainda ontem, não constatou alterações. Nesse momento meu corpo dói todo, mas é normal diante das pancadas. Psicologicamente, ainda abalado, as imagens me vêm a todo instante, e sei que me acompanharão por toda vida.

Deus

Esse é o meu terceiro grave acidente envolvendo carros e moto. Ontem chorando refleti por que ainda vivo, por que ainda verei minha família de novo. Na hora lembrei das cinco vias da existência de Deus de Tomás de Aquino, refleti sobre o reconhecimento divino por Immanuel Kant, lembrei do primeiro motor de Aristóteles, do existencialismo cristão de Soren Kierkeggar, lembrei Leonardo Boff e tantos outros racionalistas que refletiram sobre o tema Deus. Porém o que pesou mais foi a percepção de minha ínfima fragilidade humana, a certeza de que a vida não me pertence. Caramba, por que a única parte do carro que não amassou totalmente foi a que eu estava, como eu não me feri com tantos ferros soltos,com tantos vidros quebrados ao meu redor?! A vida não nos pertence.Digo isso racionalmente e agradeço a Deus por poder escrever o que vivi.

25 comentários:

  1. Carlos, graças a Deus voce vive hoje. A Ele a honra, a gloria e o louvor. Isso eh uma prova clara de que nao temos poder algum sobre ela.
    Melhoras e estamos aqui no que precisar.

    ResponderExcluir
  2. agradeço a DEUS,por te livrado a sua vida!
    além de um excelente professor vc é pra mim,um amigo...agradeço a DEUS,sempre.

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus você está vivo amigo. Que Deus lhe abençoe e à sua família. Melhoras.

    ResponderExcluir
  4. Caro Carlos Hermes, o importante é que você sobreviveu e teve a graça de voltar aos seus, tem muito o que agradecer à Providência Divina. Faço votos de pronto restabelecimento

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  5. Graças a Deus, companheiro.
    Boa recuperação.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Porra, Caluzerme, não me assuste, hombre! Ainda bem que nada de grave aconteceu com voismicê. Fiquei sabendo que só arranhou um pouquinho o nariz. Melhoras para a professora.

    ResponderExcluir
  7. Ae qui bom que vc está vivo em...

    Agradeça a DEUS, eu sei como é isso.
    já passei por isso uma vez, pena eu qui não posso conta minha historia como vc contou.

    mas posso tirar minhas conclusoes pelas fotos tiradas..

    e só temos que agradecer a DEUS, pois ele tem algo na frente guarddo pra nós.

    Abraços e DEUS nus abençoe!

    Ass. Anderson Siqueira

    ResponderExcluir
  8. Anônimo11:18

    Caro colega de profissão, mesmo o conhecendo apenas de vista , tenho um enorme apreço à sua pessoa, conheço sua luta na vida pública, escolar e na educação. Desejo profundamente que melhore logoe volte a tiva , melhoras também a professora.Deus tem uma mão poderosa .

    ResponderExcluir
  9. Melhoras aí Companheiro..
    Sei como é estar cara a cara com a morte...
    São experiencias que por um lado nos fazem refletir melhor nossa condição humana e de como nossa passagem por aqui é fragil e efêmera..
    Quanto ao criador e a intervençao divina, de fato não se bem até onde existe um olhar cuidadoso em relaçao a nossa existencia aqui..

    ResponderExcluir
  10. Meu caro,

    A mim, a você e atantos outros/as que refletimos, bsucamos, vivemos e algumas vezes até duvidamos da existência de algo maior que nós, "DEUS" ou outra materialziação de espécie que possa se dar, porém é inevitável que exista e neste caso particular intercedeu e procurou proteger você neste factual acidente.
    Estou tanto quanto as/aos demais que aqui aqueles/aquelas que não deram seu apoio e manisfestaram seu pesar por este ocorrido e graças a "DEUS" e/ou força maior por ter lido sua versão escrita e é claro, em vida.
    Boa sorte e continue se recuperando bem. A sua amiga, professora, torcerei pra que nada de mais grave aconteça e que, também se recupere bem.

    Uma braço.

    ResponderExcluir
  11. Certamente a mão de Deus livrou você e a professora e desejo melhoras a ambos.

    ResponderExcluir
  12. Luís, o nariz tá intacto. É incrível!!!!
    Carlos, ue bom que o pior não aconteceu
    estamos felizes.
    Boa recuperação amigo
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Camarada, graças a Deus que não teve nada mais grave. Recuperação a vc e a professora Jacilene, meu amigo!

    ResponderExcluir
  14. Pessoal, eu preciso agradecer a todos vocês,a todas as mensagens de apoio. Fico feliz por ver que tenho alguma importância na vida de pessoas amigas como vocês e tantos outros que não escreveram, mas que ligaram, visitaram e demonstraram felicidade com o desfecho que nos permitiu viver.Digo a vocês qué e recíproco.

    Espero retribuir a oportunidade recebida e buscar ser cada dia melhor ser humano. E até repensar a minha transcedentalidade.

    abraço fraterno a todos.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo10:19

    eu Meceno Neto, que fiz essa mesam viagem com a mesma professora (Jaci...)um ano inteiro e já passei junto com ela poucas e boas, estou muito triste com o acontecido, mas, também estou muito feliz porque nada de mais grave aconteceu (Deus nos livrre) Carlos vc sabe da estima que nutro por vc então só posso dizer que isso não deve abalar nem intimidar vc, levante a cabeça olhe pra frente e continue sua trajetória de ascedencia moral, profissional e espiritual vc é luz e continue iluminando os lugares por onde passe. E pra Jaci... eu desejo que ela se restabeleça o mais breve possível, só pra todos saberem ela perdeu o marido em acidente semelhante ha 10 anos, imaginem a trauma na sua cabeça, Deus dará força a ela pra superar tudo isso. um Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Rapá, o pessoal me disse do seu acidente, mas q bom q não teve nada grave...é assim mesmo...agora é seguir pra frente e o nariz é o que mais está a frente!

    brincadeiras a parte, pq a gente ri pra não chorar, melhoras!!!

    ResponderExcluir
  17. Meu amigo Meceno, vc sabe que a recíproca é verdadeira. Lembrei muito de você depois do acidente, por que a Jacilene me falou do quase acidente que tiveram certa vez.Quanto a ela, graças a Deus não sofrerá sequelas graves, deverá passar por cirurgia esses dias. Passamos grande agonia, mas tivemos nova oportunidade.

    abraço

    ResponderExcluir
  18. Valeu Iuri,

    Poh...já foi Luis Mulher, Davison,agora tu bicho!? bando de sacana...rs
    Meu nariz é meu amoleto protetor poh...rs

    O que seria da vida sem os rísos...

    ResponderExcluir
  19. Querido..soube do acidente antes msm q alguem me contasse.Kuando a Jaci teve aki em casa antes da viagem notei algo estranho no ar...ela mefalou q iria viajar c/ vc.Fikei tentada a dizer~lhe o q estava sentindo mas me contive por medo de amedrontá-la,pois ela me conhece e sab q kuando falo algo c/ certeza acontecerá.Calei-me ecolokei a vida de vcs dois nas mãos de Deus,era a única coisa q poderia fazer nakele momento.Vc sabe q na viagem anterior a essa eu,ela e o Tarsilio-q estava na direção-passamos p/ algo semelhante...tb vimos a morte de perto mas por providência Divina o Tarsilio conseguiu controlar o carro.Kero te dizer q não se deixe abater por causa disso.Vc e a Jaci são pessoas abençoadas por Deus e ainda tem missões aki q devem ser completadas,ainda não xegou a hora...tenho por vcs dois um imenso carinho eos amo de td meu coração.Desculpa não ter podido ajudá-los mas é q não me foi pemitido...Irei ter com a Jaci por esses dias.Fica com Deus e erga a cabeça!!Abraços!!

    ResponderExcluir
  20. Caro amigo estamos acompanhando sua recuperação e da Profesora Jacilene,que Deus continue protejendo vocês, saúde.

    ResponderExcluir
  21. Caro Hermes,

    Q susto, hein rapa?!?

    Passei por uma dessas há uns anos atrás. Acidente de carro tambem. Fiquei uns tempos muito assustado e reflexivo. Chorava por nada. Reflexo da minha quase-morte.

    Confesso aqui: sai melhor daquele acidente. Não sei explicar porque. Sei que sai. Menos corajoso. Mais cuidadoso/cauteloso, e certo de uma coisa: isso são sacudidas de Deus nos alertando do quao pequeno e frágeis somos e que devemos cuidar mais das coisas q nos apetecem e são, realmente, caras. Como a família, por exemplo.

    Fica com Deus e se der vontade de chorar vez em quando, desague sem medo. Grila não. Vai ajudar.

    Segura a onda e força ai, camarada.

    Receba o meu abraço e solidariedade.

    Fique bem .

    ResponderExcluir
  22. Obrigado Jerry,

    Realmente ainda estou vivendo esse momento de reflexão sobre a existência e sobre o que fazer com ela, já que ganhei uma nova oportunidade de viver.

    valeu pela solidariedade.abraço.

    ResponderExcluir
  23. Caramba Carlos Hermes, acidente terrivel, mas pelo que descreve poderia ter sido pior. Ainda bem que vc tá aki contando a historia. Mas a vida é assim mesmo companheiro, nós cotidianamente estamos sempre sobrevivendo, bom seria sobreviver sempre. Mas sabemos que nossa sobrevivencia tem limites, porém até lá vamos respirando e comtemplando a beleza da vida. Boa sorte pra vc e pra professora. Melhoras.....

    ResponderExcluir
  24. olá Carlos, a dez dias que não entrava na internet, só fiquei sabendo do seu acidente hoje pelo blog do Luis. Eu conheço esse trecho dessa estrada, é praticamente intrasitavel, e muito perigoso. Sempre tenho medo de passar por ele. Melhoras para você meu amigo, e pra sua colega.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!