04/06/2009
Joel Costa e o sofismo legislativo
Na antiguidade clássica, no auge da democracia grega de Péricles, Sócrates contestava um grupo de filósofos,professores mestres da eloquência e retórica, que ofereciam seus conhecimentos para educar os jovens (filhos da aristocracia)gregos na prática do debate público, afim de torná-los cidadãos e dominar a política de Atenas.
Os sofistas acreditavam que a verdade, não existia, mas poderia ser construída pelo poder da persuasão, por isso eram considerados falsos sábios, ilusionistas do saber, mercenários e interesseiros.
Na história política de Imperatriz, ninguém encarnou tão bem os antigos sofistas como o vereador Joel Costa, construindo tantas verdades, com o mesmo vigor com que as destruía, ao bel sabor de suas conveniências. Me lembro de tê-lo visto apaixonadamente defender, como líder,o governo do PT e do prefeito Jomar Fernandes. Em questão de meses, o mesmo líder apaixonado, se desdobrava pra defender o governo Ildon e sem demonstrar o menor constrangimento, passar a atacar o governo que defendia diante da cidade, negando a si mesmo.
Hoje como líder do governo Madeira, Joel volta a atacar o governo Jomar, agora em nome do seu novo e temporário cliente. Quero lembrar que a venda não se caracteriza apenas pela troca de mercadoria por moedas, mas pela troca de valores por algo equivalente ao dinheiro, o poder.
Não tenham dúvidas, um dia veremos Madeira se tornar uma vítima do voraz sofista que direcionará seu inquestionável poder de retórica na direção do Sebastião.
Joel Go$ta (não era assim que o pessoal do PSDB se referia a ele através do Jabá News?)é um soldado mercenário. Embora tenha talento para a retórica, não coneguirá passar de vereador, por conta da auto-degradação, gerada pelas suas práticas políticas, exemplo do que o cidadão deve repudiar.
ResponderExcluirÉ uma profecia. Quer saber? Salve em arquivo off line, pra conferir letra por letra na posteridade.
ResponderExcluirO pior não é isso companheiro, pior é velo se intitulando como executor de um "ministério", como se Deus fosse perde tempo dando poder para alguém como esse político (falo político, pois as acusações aqui são contra o político e não contra a pessoa). É realmente uma vergonha esse individuo que a exemplo de seu idolo Sarney, participa de todos os governos, não para contribui para a cidade, mas para tornar-se cada dia mais rico.
ResponderExcluirEu lamento por Imperatriz!!!
Abraços.
Rapaz, Hermes, manda o jomar criar coragem, assumir os textos dele ou então criar um blog pra ele, agora que coisa feia, ficar escrevendo no teu blog como se fosse tú...
ResponderExcluirkkkkkkk não te conheço, mas você é uma piada Ernesto..rs
ResponderExcluirJá vi que não me conhece, vou entender isso como um um elogio a meus textos...
Um tucano me disse que esse Ernesto é um conhecido jornalista e está na Assessoria de Comunicação do Município. Ele já foi jomarista quando este era prefeito (não lembra daquele Jabá News que divulgou a foto de um jornalista com a legenda: "as idas e vindas de um bajulador"?); depois ildista (no início do governo passado) e agora é Madeirista, também com um emprego.
ResponderExcluirMas não tem coragem de mostrar a cara e se esconce atrás de pseudônimo, se prestando até ao papel de defensor de Joel Go$ta.
Meu caro André,
ResponderExcluirQuantas vezes eu vou ter que explicar pra vcs que EU, JOSUÉ MOURA, o cara que já enfrentou o crime organizado de Imperatriz, os bandidos da política como Daví Silva e tantos outros (diga-se de passagem, numa época que pouca gente tinha coragem de ousar bater de frente contra essa gente, pois não haviam os blogs para vocs se esconderem sob pseudônimos)pelo Maranhão a fora, não se esconde atrás de anonimato? Bando de despeitados eu assino, não uso peseudônimos para dizer o que quero, apesar de fazer parte de um governo que eu ajudei a eleger, pois fiz parte da coordenação da campanha, apesar de seguir um líder que eu ajudei a criar, pois sempre estive com o Madeira em todas as suas eleições ( a única vez em que não estive foi na campanha do Carlinhos Amorim)e por isso exigir um certo recato nas palavras. Mas note-se que se eu sermpre acabo dizendo o que penso, é só prestar atenção. Agora me deixem em paz, pois tenho muito o que fazer...Não me queiram mal, pois só sei querer bem!
Meu caro André,
ResponderExcluirQuantas vezes eu vou ter que explicar pra vcs que EU, JOSUÉ MOURA, o cara que já enfrentou o crime organizado de Imperatriz, os bandidos da política como Daví Silva e tantos outros (diga-se de passagem, numa época que pouca gente tinha coragem de ousar bater de frente contra essa gente, pois não haviam os blogs para vocs se esconderem sob pseudônimos)pelo Maranhão a fora, não se esconde atrás de anonimato? Bando de despeitados eu assino, não uso peseudônimos para dizer o que quero, apesar de fazer parte de um governo que eu ajudei a eleger, pois fiz parte da coordenação da campanha, apesar de seguir um líder que eu ajudei a criar, pois sempre estive com o Madeira em todas as suas eleições ( a única vez em que não estive foi na campanha do Carlinhos Amorim)e por isso exigir um certo recato nas palavras. Mas note-se que se eu sermpre acabo dizendo o que penso, é só prestar atenção. Agora me deixem em paz, pois tenho muito o que fazer...Não me queiram mal, pois só sei querer bem! (Josué Almeida Moura, sem email do google - prometo que vou abrir um)
Carlos Hermes,
ResponderExcluirA Câmara de Imperatriz apesar de ter mudado significativamente em relação aos representantes eleito, continua com o mesmo perfil, com as mesmas práticas (atrelados ao executivo) um poder dependente. Esse vereador é um símbolo central dessa dependência.
Fica frio Moura!
ResponderExcluirDeixa os caras te caluniarem, qualquer dia eu me apresento em carne e osso e pago uma rodada lá no bar do seu Olímpio. Enquanto deixa rolar, ficavalendo a máxima de que "papagaio come milho e periquito leva a fama..."
Caro Josué,
ResponderExcluirNão questionei a sua história na imprensa. Quando dei a dica de quem seria esse tal Ernesto, tive como base informação que circula entre leitores dos blogs e inclusive entre pessoas do governo municipal de que na verdade se trata de você. E foi justamente nesses termos que fiz o comentário.
Quanto à sua negativa, sei que se tratasse (ou se tratar) de ti, não irias falar, porque não acredito que criarias pseudônimo para depois admitir que criou. Mas deixo claro que não torço para que o pseudônimo seja você. Pelo contrário, eu lamentaria, pois para mim as pessoas que usam nomes falsos para atacar outrem, ou para expor suas opiniões, são desonestas e não merecem credibilidade.
E você, é o André do PC do B?
ResponderExcluirOlha, não se espante se nós tucanos e comunistas estivermos juntos ano que vem, apoiando Flávio Dino para governador. Para mim a chapa deveria ser assim: Jackson Lago e Zé Reinaldo para o senado, Flávio governador e Roberto Rocha vice. Seria uma chapa opocicionista imbatível!