11/05/2009

Assassinato de Padre Josimo completa 23 anos



Do blog de João Rodrigues

O Domingo das Mães também marcou a passagem de 23 anos do assassinato do padre Josimo Morares Tavares. O crime, que teve grande repercussão internacional, ocorreu no dia dia 10 de maio de 1986, nas escadarias da antiga Comissão Pastoral da Terra, local onde onde funciona os escritórios da Diocese de Imperatriz, na avenida Dorgival Pinheiro próximo da praça da Fátima, centro.

A Polícia descobriu que o sacerdote foi morto por encomenda e graças as investigações alguns envolvidos foram presos e condenados. O pistoleiro foi o primeiro a ser preso e condenado e a chave para a condenção dos demais envolvidos, os irmãos Teodoro. O padre foi morto porque apoiava e incentivava a reforma agrária em municípios da região do Bico do Papagaio.


Observação do Blog

É importante manter viva a memória do maior mártir da luta pela terra de nossa região e uma das maiores referências no Brasil e no mundo. Padre Josimo continua vivo na luta dos que sonham com justiça social e divisão da renda e da terra nesse país, como o MST, Anara, Movimento das Mulheres Campesinas, das quebradeiras de Coco, dos sindicatos de luta e dos movimentos urbanos comprometidos.

Um comentário:

  1. engraçad0 o tempo passa as vezes a lei e cega e a justiça incerta mas o que fazer ne essa e a realidade do brasil... e sera que vcs sabem ta verdadeira historia desse crime...??? sou da familia teodoro .

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!