13/11/2013

Quem ganha com o arquivamento da CPI da Caema?


Pedido dos vereadores de situação prejudica inquérito sobre a Companhia de Saneamento Ambiental em Imperatriz

Esgoto sendo derramado no Rio Tocantins. Foto: Safira Piheiro. Fonte: Blog do João Rodrigues.


Um requerimento pela retirada de Inquérito da Caema feito pelo líder de governo, José Carlos Soares Barros (PTB), foi entregue nesta quarta-feira (13) na Câmara Municipal. 14 parlamentares assinaram o documento, inclusive os que defenderam a criação da CPI para investigar a arrecadação e aplicação de recursos da empresa em Imperatriz.

 O presidente da CPI, vereador Carlos Hermes (PCdoB), lamentou a insensibilidade dos colegas e alegou que estes “não levaram em conta os sentimentos do povo e sim os interesses de seu grupo político, comandado por Roseana Sarney”.


Em resposta, a Comissão entrará com ação judicial pedindo uma liminar para a continuidade do trabalho da equipe. Até agora, vários documentos já foram requeridos e, nas visitas aos bairros, foram colhidas provas de que contas são cobradas mesmo sem a água chegar às casas, há o racionamento de água por mais de 20 horas ou mesmo a ausência total desta, e outras empresas têm sido pagas para cumprir o papel da Caema. 

Vereador Carlos Hermes, presidente da CPI
Para Hermes, essa é a maior evidência de que há dados obscuros neste processo - “O governo do Estado usa os vereadores como instrumento para manter a caixa preta da Caema e negar que as informações cheguem ao povo. Diversos vereadores que votaram pelo arquivamento moram em bairros em que as pessoas sofrem por falta d’água!”

A atual situação do tratamento e abastecimento de água na cidade obriga a população a fazer gambiarras e gastar horas e dinheiro para conseguir realizar atividades básicas como cozinha e banhar.  O questionamento que fica é quem, de fato, é prejudicado e beneficiado com o arquivamento da CPI já que, claramente, pagamos por um serviço que não temos!

Os vereadores que não assinaram o requerimento foram: Carlos Hermes (PCdoB), Aurélio (PT), Rildo Amaral (Solidariedade), Marco Aurélio (PCdoB), Raimundo Roma (PSL), Fidelis Uchoa (PRB) e Eudes (PTdoB). 


Os vereadores que assinaram: Esmerahdson de Pinho (PSDB), Antônio José (DEM), Pimentel (Dem), Caetana (PSDB), Enoc Serafim (PDT), Chiquim da Diferro (PR), Hamilton Miranda (PSD), João Silva (PRB), José Carlos (PTB), Buzuca (PSDB), Zé Da Farmácia (PTB), Fátima Avelino (PMDB), Richard (DEM), Terezinha Soares (PSDB)


Juliana Carvalho

3 comentários:

  1. Anônimo09:47

    É vereador é difícil lutar contra esses outros representantes do POVO.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo20:52

    Lamentável esse arquivamento, mas acho q vcs deviam ter movimentado a população p fazer pressão. Em tdo caso, espero q a justiça conceda essa liminar e vcs consigam realizar o trabalho de vcs.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo22:13

    O povo elege os nossos representantes éo que estão fazendo??? eles tem q lutar pelos nossos direito!!! a política só funciona só pra eles; o povo Imperatrizense sofriiii...

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!